O IMPACTO DA COVID-19 NO AUMENTO DE CASOS DE CÂNCER DE PELE EM IDOSOS NA REGIÃO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v28i3.2024-11570Palavras-chave:
Carcinoma, Melanoma, Neoplasia, Exposição Solar, Raios Ultravioleta, Idade AvançadaResumo
O câncer de pele, incluindo os tipos melanoma e não melanoma, é uma preocupação crescente, especialmente entre os idosos na região sul do Brasil, devido à exposição crônica ao sol e outros fatores de risco. A prevalência dessas condições malignas está associada principalmente à exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV), destacando a importância de estratégias de prevenção, como o uso de protetor solar e medidas de proteção física. Este estudo utilizou dados do DATASUS para analisar internações e óbitos por câncer de pele em idosos acima de 60 anos na região sul entre 2015 e 2022. Os resultados revelaram aumentos expressivos nessas estatísticas ao longo do período estudado, indicando um impacto significativo da pandemia de COVID-19. Este cenário ressalta a importância do acesso contínuo aos serviços de saúde, especialmente para condições que requerem tratamento precoce e acompanhamento regular, como o câncer de pele. Dessa forma, destaca-se a necessidade de estratégias de saúde pública para prevenir e gerenciar o câncer de pele em idosos, incluindo medidas educativas sobre proteção solar e o fortalecimento dos sistemas de saúde para garantir o acesso adequado aos serviços médicos, mesmo em situações de crise.
Referências
ARAUJO, Sérgio Eduardo Alonso et al. Impacto da COVID-19 sobre o atendimento de pacientes oncológicos: experiência de um centro oncológico localizado em um epicentro Latino-Americano da pandemia. Einstein (São Paulo), v. 19, 2020.
BRASIL. Estimativa 2023: incidência de câncer no Brasil. Instituto Nacional de Câncer INCA, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/numeros/estimativa. Acesso em: 19 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2020: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2019
BRAY, Freddie et al. Global cancer statistics 2018: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. CA: a cancer journal for clinicians, v. 68, n. 6, p. 394-424, 2018.
DIAS, Ogner Henrique Alves; DANTAS, Luciana Arantes. O uso do protetor solar para prevenção do melanoma malígno cutâneo. Revista Saúde Dos Vales, v. 1, n. 1, 2023.
EARNSHAW, C. H. et al. Reduction in skin cancer diagnosis, and overall cancer referrals, during the COVID‐19 pandemic. British Journal of Dermatology, v. 183, n. 4, p. 792-794, 2020.
FERLAY, J. et al. Cancer today (powered by GLOBOCAN 2018): IARC CAncerBase, n. 15. Lyon: International Agency for Research on Cancer; 2018.
GARBACCIO, Juliana Ladeira; FERREIRA, Amanda Domingos; PEREIRA, Amanda Laís Gonçalves Gama. Conhecimento e prática referidos por idosos no autocuidado com a pele no Centro-Oeste de Minas Gerais. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 19, p. 45-56, 2016
SANTOS, Arn Migowski Rocha dos; CORRÊA, Flávia de Miranda. Recomendações para detecção precoce de câncer durante a pandemia de covid-19 em 2021. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.