Influência da Antissepsia com PVP-I sobre o Crescimento Bacteriano em Suturas com fio de Poliéster. Estudo Microbiológico e Histomorfológico em Ratos
Resumo
Foi avaliada a ação do PVP-I sobre as bactérias que podem estar aderidas aos fios multifilamentares utilizados na sutura da mucosa após a extração dental. Foram empregados 15 ratos divididos em 3 grupos com os seguintes procedimentos: No Grupo I (PVP-I), após antissepsia da mucosa gengival com PVP-I, o incisivo superior direito foi extraído e a mucosa gengival suturada com fio de poliéster. Após 72 horas, a mesma antissepsia foi repetida e o fio de sutura removido e encaminhado para o laboratório de microbiologia para avaliar-se o crescimento de bactérias aeróbicas e anaeróbicas. No Grupo II (soro fisiológico), todos os procedimentos foram semelhantes, com exceção da antissepsia que foi simulada com soro fisiológico. No Grupo III, tanto a extração dental quanto a remoção dos fios de sutura foram realizados sem o emprego de nenhuma substância antisséptica. Além da análise microbiológica, a maxila direita foi removida e após o processamento laboratorial de rotina, incluída em parafina para possibilitar a microtomia. Os cortes obtidos foram corados pelo método de Gram para tecido e pela hematoxilina e eosina para estudo microscópico. Os resultados obtidos indicaram que o emprego do PVP-I ocasionou uma diminuição significativa da contaminação bacteriana na superfície do fio de sutura. Possibilitou ainda, uma neoformação fibroblástica e capilar mais precoce no alvéolo dental.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.