EDUCAÇÃO MENSTRUAL E SEXUAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO MENSTRU(AÇÃO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v30i1.2026-11637

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação Sexual, Prevenção Primária

Resumo

As ações de educação em saúde para crianças e adolescentes são potentes ferramentas para prevenção de vulnerabilidades e agravos à saúde. O projeto de extensão “MenstruAção” foi desenvolvido pelo grupo do Programa de Educação Tutorial do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso com a finalidade de desenvolver ações de educação em saúde em escolas no município de Cuiabá-MT. Os temas abordados foram divididos em três eixos, educação menstrual, educação sexual e prevenção de abuso sexual infanto-juvenil. Entre 2022 e 2024, foram realizadas 19 ações em sete escolas, com um público total de 2126 meninas com idades entre 8 a 18 anos. Ao longo das ações, foi possível esclarecer dúvidas e tabus das estudantes em relação a menstruação, ampliar o conhecimento para mitigar a iniciação sexual precoce, promover o uso de métodos contraceptivos para evitar gravidez indesejada e infecções sexualmente transmissíveis e prevenir o abuso sexual infanto-juvenil. Conclui-se que a integração do projeto Menstru(Ação) com as escolas é uma estratégia importante e efetiva para prevenção de vulnerabilidades e agravos à saúde das crianças e das adolescentes.

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Biografia do Autor

Mariana Goulart de Souza Martins, Universidade Federal de Mato Grosso

 Graduanda em Medicina. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Bhenise Vitória Santos Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso

 Graduanda em Medicina. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Amanda Helena Lameiro Diz, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduanda em Medicina. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ananda Gimenez Oberthir, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduanda em Medicina. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Isadora da Silveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduanda em Medicina. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Priscilla de Paiva Nazareth, Universidade Federal de Mato Grosso

 Graduanda em Medicina. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Vitória Batista e Matricardi, Universidade Federal de Mato Grosso

 Graduanda em Medicina. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Eliângela de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso

 Doutora em Neurociências. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

15-12-2025

Como Citar

MARTINS, Mariana Goulart de Souza; NUNES, Bhenise Vitória Santos; DIZ, Amanda Helena Lameiro; OBERTHIR, Ananda Gimenez; SILVEIRA, Isadora da; NAZARETH, Priscilla de Paiva; BATISTA E MATRICARDI, Vitória; LIMA, Eliângela de. EDUCAÇÃO MENSTRUAL E SEXUAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO MENSTRU(AÇÃO). Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 480–495, 2025. DOI: 10.25110/arqsaude.v30i1.2026-11637. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/11637. Acesso em: 17 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos