EDUCAÇÃO MENSTRUAL E SEXUAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO MENSTRU(AÇÃO)
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v30i1.2026-11637Palavras-chave:
Educação em Saúde, Educação Sexual, Prevenção PrimáriaResumo
As ações de educação em saúde para crianças e adolescentes são potentes ferramentas para prevenção de vulnerabilidades e agravos à saúde. O projeto de extensão “MenstruAção” foi desenvolvido pelo grupo do Programa de Educação Tutorial do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso com a finalidade de desenvolver ações de educação em saúde em escolas no município de Cuiabá-MT. Os temas abordados foram divididos em três eixos, educação menstrual, educação sexual e prevenção de abuso sexual infanto-juvenil. Entre 2022 e 2024, foram realizadas 19 ações em sete escolas, com um público total de 2126 meninas com idades entre 8 a 18 anos. Ao longo das ações, foi possível esclarecer dúvidas e tabus das estudantes em relação a menstruação, ampliar o conhecimento para mitigar a iniciação sexual precoce, promover o uso de métodos contraceptivos para evitar gravidez indesejada e infecções sexualmente transmissíveis e prevenir o abuso sexual infanto-juvenil. Conclui-se que a integração do projeto Menstru(Ação) com as escolas é uma estratégia importante e efetiva para prevenção de vulnerabilidades e agravos à saúde das crianças e das adolescentes.
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