Miocárdio do Ápice do Ventrículo Esquerdo do Corações Chagássicos: Aspectos Morfológicos e Morfométricos
Resumo
Utilizando a morfometria, o autor estudou o comportamento do miocárdio apical em 10 corações controle e 10 com aneurisma de ponta. Além das alterações em relação aos cardiomiócitos, estudou o tecido conjuntivo fibroso e alterações vasculares. Os resultados foram submetidos a tratamentos estatísticos da análise do Qui-quadrado confrontados com a literatura pertinente. Foi constatada diminuição significativa de cardiomiócitos e capilares, assim como acentuado aumento na quatidade de tecido fibroso. Além disso, os cardiomiócitos remanescentes sofrem considerável hipertrofia.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.