EFEITO DE DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SEGURANÇA DO PACIENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v29i3.2025-11884

Palavras-chave:

Educação Continuada, Enfermagem, Gestão de Riscos, Qualidade da Assistência à Saúde, Segurança do Paciente

Resumo

Objetivo: avaliar o efeito de diferentes metodologias de ensino no desempenho teórico em segurança do paciente. Materiais e método: estudo quase-experimental realizado entre abril e agosto de 2024 com 41 profissionais de enfermagem. Empregou-se metodologia ativa com uso de simulação realística, e metodologia tradicional de ensino com uso de aula expositiva-dialogada em duas unidades de internação geral, respectivamente, intervenções essas repetidas após quatro meses. Antes e após cada intervenção foi aplicado teste de conhecimento teórico; os resultados foram analisados descritivamente e aplicando-se o Teste T de Welch. Resultados: houve diferença estatística (<0.0001) no desempenho teórico após as intervenções, em ambos os cenários; não houve diferença quando comparadas as metodologias de ensino e entre a primeira e segunda intervenções. Profissionais atuantes no turno noturno, do sexo masculino e os concursados obtiveram desempenho inferior. Conclusão: independentemente da metodologia empregada, as intervenções educativas se mostraram eficazes no desempenho teórico em segurança do paciente. 

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Biografia do Autor

Saimon da Silva Nazário, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná, Enfermeiro, Mestre em Enfermagem.

Elaine Drehmer de Almeida Cruz, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná, Enfermeira. Doutora. Docente do Programa de Pós-graduação.

Bruna dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná, Enfermeira. Mestre em Enfermagem.

Tânia Maria Araujo, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná, Enfermeira. Mestre em Enfermagem.

Elsa Gomes da Silva, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná, Enfermeira. Mestranda em enfermagem.

Ana Beatriz dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná, Enfermeira. Mestranda em enfermagem.

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Publicado

09-10-2025

Como Citar

NAZÁRIO, Saimon da Silva; CRUZ, Elaine Drehmer de Almeida; SANTOS, Bruna dos; ARAUJO, Tânia Maria; SILVA, Elsa Gomes da; SANTOS, Ana Beatriz dos. EFEITO DE DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SEGURANÇA DO PACIENTE. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 1185–1197, 2025. DOI: 10.25110/arqsaude.v29i3.2025-11884. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/11884. Acesso em: 5 dez. 2025.

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Artigos