O FARDO DA COR: EXPERIÊNCIAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL VIVENCIADAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v29i3.2025-12204Palavras-chave:
Discriminação Racial, Racismo, EstudantesResumo
A discriminação racial na educação superior ainda é um obstáculo relevante no Brasil, afetando diretamente a continuidade escolar e a saúde mental de alunos negros. O objetivo deste estudo foi analisar as situações de racismo vivenciadas por estudantes universitários, tendo como foco os quesitos discriminação e preocupação da escala de experiências de discriminação racial. Este é um estudo descritivo, exploratório e transversal, com uma abordagem quantitativa, limitada com 829 alunos de cinco Instituições de Ensino Superior do Ceará. Entre setembro e dezembro de 2023, coletamos dados por meio de um formulário eletrônico que incluía questões sociodemográficas e a Escala de Experiências de Discriminação Racial. A análise dos dados foi realizada por meio dos testes ANOVA e post hoc, a fim de identificar diferenças significativas entre os grupos. Os resultados indicaram que alunos negros e pardos apresentavam níveis de discriminação significativamente superior em relação aos brancos. Além disso, indivíduos que não se identificam como binários e aqueles que optam por não se identificar também apresentam altos índices de discriminação. Alunos com mais de 30 anos relatam mais experiências de discriminação em comparação com os mais novos, provavelmente por causa da exposição prolongada ao ambiente acadêmico. Os resultados apontam que a discriminação racial constitui um obstáculo estrutural na educação superior, impactando o rendimento acadêmico, a saúde mental e a sensação de pertença dos alunos negros. Portanto, é crucial a execução de políticas institucionais antirracistas, que englobam ações afirmativas, apoio psicológico e estímulo ao letramento racial, com o objetivo de garantir um ambiente acadêmico mais inclusivo e justo. A persistência dos estudos sobre o assunto é crucial para avaliar a efetividade dessas ações e o progresso na promoção da igualdade racial nas instituições de ensino superior.
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