“CAFÉ COM POP”: EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPATIVA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA O CUIDADO SEGURO
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v30i1.2026-12284Palavras-chave:
Segurança do Paciente, Padrões de Referência, Equipe de Enfermagem, Educação PermanenteResumo
Objetivo: relatar a experiência de um programa de atividades educativas para a equipe de enfermagem, visando a segurança do paciente e a padronização de práticas assistenciais. Métodos: a experiência iniciou em maio de 2023 e perdura até a atualidade. Ocorre em uma unidade de internação clínica de um hospital universitário de grande porte do Sul do Brasil, referência institucional no cuidado ao idoso. As ações educativas foram organizadas por um grupo de enfermeiras da unidade, que utilizaram indicadores de qualidade/segurança como fonte de levantamento de necessidades, além de considerar a realidade observada no trabalho de supervisão e demandas da equipe. Resultados: o programa de atividades foi denominado “Café com POP”, em virtude do foco das ações serem realizadas em momentos de integração da equipe. As temáticas abordadas incluíram: cuidados com acessos venosos, precauções de contato, passagem de plantão, acesso aos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) no sistema informatizado, administração de medicamentos por via subcutânea, prevenção de lesões por pressão, entre outros. Conclusão: a experiência foi considerada relevante para alcançar a padronização do cuidado, um aspecto fundamental para garantir a segurança do paciente. O teor participativo das ações educativas pode ser potente para significar a execução do cuidado padronizado e seguro.
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