AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE Solanum paniculatum (Solanaceae)
Resumo
A vegetação do nordeste brasileiro apresenta diversas exemplares da família Solanaceae, ricas em metabólitos secundários ativos, muito dos quais apresentam elevada capacidade antioxidante. Assim, visando avaliar a atividade antioxidante das folhas da espécie Solanum paniculatum, através do método do seqüestro do radical livre estável 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH), é que foi realizado este trabalho. Os resultados de concentração efetiva 50% (CE50) indicam a presença de compostos antioxidantes nos extratos etanólico e aquoso. O fracionamento do extrato aquoso bruto produziu duas frações com atividade antioxidante comparável ao BHT (CE50 = 15,0 ± 6,7 ppm), o que indica a possível presença de compostos com atividade antioxidante significativa (Fração aquosa F2: CE50 = 19,3 ± 1,6 ppm e F3: CE50 = 15,4 ± 0,8 ppm).Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.