CONHECIMENTO SOBRE FATORES DE RISCO ASSOCIADOS AO CÂNCER DO COLO UTERINO EM IDOSAS DE UMUARAMA-PR
Resumo
O câncer do colo uterino representa, no Brasil, a terceira causa de morte por câncer em mulheres. É uma doença passível de prevenção e está diretamente ligado ao grau de desenvolvimento econômico do país e à oferta de serviços de saúde. O estudo teve por objetivo analisar o conhecimento das mulheres, que freqüentam grupos de idosos no Município de Umuarama, com relação à importância de se realizar o exame preventivo de câncer do colo uterino. Utilizou-se a pesquisa de campo como abordagem metodológica. Foram pesquisadas 100 mulheres que freqüentam o Centro de Convivência de Idosos de Umuarama, através de formulário contendo nove perguntas sobre história familiar, atividade sexual, uso de métodos anticoncepcionais, realização do exame de Papanicolau. Os dados foram analisados descritivamente, a fim de avaliar o conhecimento em relação ao câncer de colo do útero. Das 100 mulheres 27% tinham entre 60 e 65 anos, 73% não possuem história familiar de câncer de colo uterino, 74% tiveram a primeira atividade sexual entre 15 e 20 anos, 54% relataram nunca apresentar história de DST, 27% tiveram de 3 a 4 filhos, 61% nunca fizeram uso de anticoncepcional, 51% realizaram o exame preventivo há menos de 2 anos. Conclui-se que, apesar de ser grande o número de mulheres que realizaram o exame preventivo, a maioria não tem conhecimento sobre câncer de colo uterino e a importância de sua prevenção.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.