EFEITOS DE UM PROGRAMA EDUCACIONAL E DE EXERCÍCIOS FISIOTERAPÊUTICOS NA AVALIAÇÃO DA DOR E DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM INDIVÍDUO COM LOMBALGIA: RELATO DE CASO
Resumo
A lombalgia é uma das doenças musculoesqueléticas mais comuns, que afetam a população em países industrializados,levando-as a uma incapacidade funcional e muitos instrumentos têm sido utilizados para avaliar a dor, a incapacidade e a eficiência de um programa de tratamento. O objetivo deste estudo foi avaliar a efi cácia de um programa educacional e de exercícios fi sioterapêuticos em um sujeito com lombalgia, por meio da percepção do mesmo sobre sua dor e capacidade funcional, através dos resultados de diferentes instrumentos de avaliação. Foram utilizados o Oswestry, Short Form 36, EVA e um questionário sobre a dor, com diagrama postural, antes
e após um programa educacional e de exercícios fisioterapêuticos. Os resultados apontaram aumento na capacidade funcional por meio do Oswestry e SF36, cujos valores iniciais obtidos foram 53,8 e 53,5, passando para 27,5 e 68,5, respectivamente. Da mesma forma, houve uma diminuição da dor, demonstrada pelos resultados obtidos pela Eva e SF36, cujos valores foram 4,9 e 29,8 para 3,6 e 60,8 ao fi nal do treinamento, indicando a validade dos instrumentos utilizados na avaliação, bem como a efi ciência do programa educacional e de exercícios para este indivíduo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.