EXERCÍCIO FÍSICO COMO ESTÍMULO PARA O AUMENTO DA PRODUÇÃO E BIODISPONIBILIDADE DO OXIDO NÍTRICO E SEU EFEITO NO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL

Autores

  • Anderson Saranz Zago
  • Eduardo Kokubun
  • Michael D. Brown

Resumo

O óxido nítrico (NO) tem sido considerado como um dos importantes mecanismos para o controle da pressão arterial. Proveniente do metabolismo da L-arginina, a partir da ativação da "óxido nítrico sintase endotelial" (eNOS), o NO contribui para aumentar o grau de vasodilatação e, consequentemente, diminuição da pressão arterial. Mas, existem alguns mecanismos que podem contribuir para a diminuição das concentrações de NO, como por exemplo, o polimorfismo T-786C do gene da eNOS e a biodisponibilidade do NO. Várias substâncias atuam no sentido de neutralizar o efeito do NO, impedindo a vasodilatação. Contrapondo-se a esses efeitos, o exercício físico tem sido considerado uma importante ferramenta para o aumento das concentrações de NO. Este efeito ocorre, basicamente, pelo aumento do shear stress proveniente do próprio exercício físico, que possui a capacidade de estimular um aumento na expressão do gene da eNOS, combatendo a deficiência provocada pelo polimorfismo e, também, devido à capacidade de aumentar a produção de superóxido dismutase (SOD), enzima que tem a capacidade de reagir com as substâncias que estariam neutralizando o NO. Desta forma, o exercício físico pode ser considerado como um importante mecanismo para aumentar a produção e a biodisponibilidade do NO.

Downloads

Como Citar

ZAGO, Anderson Saranz; KOKUBUN, Eduardo; BROWN, Michael D. EXERCÍCIO FÍSICO COMO ESTÍMULO PARA O AUMENTO DA PRODUÇÃO E BIODISPONIBILIDADE DO OXIDO NÍTRICO E SEU EFEITO NO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 13, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/2799. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigo de Revisão