DESCRIÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO CINESIOTERAPÊUTICA COMBINADA SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL E O NÍVEL DE INCAPACIDADE EM PORTADORAS DE LOMBALGIA INESPECÍFICA CRÔNICA

Autores

  • Alberito Rodrigo Carvalho
  • Francieli Cristiani Gregório
  • Geni Schmidt Engel

Resumo

A lombalgia crônica inespecífica apresenta alta prevalência e pode interferir na capacidade funcional e no nível de incapacidade, comprometendo a qualidade de vida. Apesar de diversos estudos, a eficácia do exercício terapêutico no manejo da dor lombar crônica ainda gera controvérsias. O objetivo deste estudo foi descrever a influência de uma intervenção cinesioterapêutica combinada sobre o nível de incapacidade e a capacidade funcional, em três portadores de lombalgia crônica inespecífica (LCI). Tratou-se de um estudo de casos, sendo a amostra composta por três voluntárias, com média de idade de 43,6 ± 18,5 anos, portadoras de LCI. Não foram inclusos voluntários com dor lombar de etiologia não mecânica, relato de bandeiras vermelhas e/ou parestesia, irradiação da dor para os membros inferiores, bem como praticantes de atividade física regular. Avaliou-se a capacidade funcional pelo teste de caminhada de seis minutos (TC6) e o nível de incapacidade pelo Índice de Incapacidade de Oswestry Modificado (IIOM). A intervenção cinesioterapêutica compôs-se de uma combinação de técnicas direcionadas ao tratamento da coluna lombar. Os resultados iniciais e finais das voluntárias A, B e C, respectivamente, para o TC6, foram: A) 0.66 e 0.78; B) 1.09 e 1.22; C) 0.83 e 0.97. Para o índice de incapacidade de Oswestry, foram: A) 20% e 2%; B) 38% e 22%; C) 32% e 26%. A intervenção cinesioterapêutica foi capaz de aprimorar a capacidade funcional de todas as voluntárias, e apresentou-se potencialmente capaz de reduzir o nível de incapacidade.

Downloads

Como Citar

CARVALHO, Alberito Rodrigo; GREGÓRIO, Francieli Cristiani; ENGEL, Geni Schmidt. DESCRIÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO CINESIOTERAPÊUTICA COMBINADA SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL E O NÍVEL DE INCAPACIDADE EM PORTADORAS DE LOMBALGIA INESPECÍFICA CRÔNICA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 13, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3011. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo Original