IDENTIFICAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NO CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA DA UNIVERSIDADE PARANAENSE
Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar o perfil da população atendida no Centro de Psicologia Aplicada - CPA da Universidade Paranaense - UNIPAR no período de 1993 a 2006, de acordo com as seguintes variáveis: gênero, idade, escolaridade, local de moradia, profissão, religião, nível sócioeeconomico, encaminhamento e motivo da consulta (queixa). Para tanto, utilizou-se uma metodologia retrospectiva documental, de consulta às fichas de triagens e dos prontuários dos clientes e a análise se deu por estatística descritiva, compreendendo frequências e porcentagens. A população que procura esse serviço é variada, predominando jovens adultos, do gênero feminino com escolaridade no ensino fundamental incompleto, procedentes de Umuarama/PR, sem ocupação e estudantes, católicos, com renda familiar de até três salários mínimos e encaminhados por amigos/vizinhos. As principais queixas referem-se a dificuldades nas relações familiares, depressão/tristeza, ansiedade/insegurança e dificuldades escolares. A partir do estudo realizado, os autores discutem os dados destacando a necessidade de se pensar em novos modelos de atendimento, planejando e ampliando novas modalidades mais adequadas às especificidades da clientela do CPA da UNIPAR.
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