TRIAGEM FITOQUÍMICA E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANTIMICROBIANA E CITOTÓXICA DE PLANTAS MEDICINAIS NATIVAS DA REGIÃO OESTE DO ESTADO DO PARANÁ
Resumo
Muitas plantas não apresentam suas potencialidades terapêuticas comprovadas por meio de estudos científicos. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo fitoquímico, antimicrobiano e citotóxico das espécies vegetais Eupatorium serratum (Asteraceae), Myrcianthes pungens (Myrtaceae), Urera nitida (Urticaceae), Campomanesia xanthocarpa (Myrtaceae) e duas variedades de Psidium cattleyanum (Myrtaceae). Para tanto, as plantas foram secas e extraídas com diferentes solventes (hexano, metanol e acetato de etila) obtendo-se 18 extratos brutos. Métodos específicos foram usados para identificação de alcalóides, saponinas, flavonóides, taninos e esteróides. Para determinar as concentrações inibitória mínima (CIM) e bactericida mínima (CBM) utilizaram-se bactérias Gram positivas (Staphylococcus aureus e Micrococcus luteus) e Gram negativas (Escherichia coli e Salmonella typhi). O método de difusão em disco foi usado contra leveduras (Candida albicans and Saccharomyces cerevisiae). C. xanthocarpa, M. pungens (extratos acetato de etila e hexano) e uma variedade de P. cattleyanum (extrato acetato de etila), apresentaram CIM ≤ 62,5 µg/ml contra bactérias Gram-positivas, o que pode estar relacionado aos taninos encontrados nas folhas dessas plantas. O extrato hexânico de M. pungens mostrou a mais forte inibição, apresentando CBM de mesma concentração. Os extratos metanólicos de C. xanthocarpa e M. pungens mostraram boa atividade antifúngica. O ensaio citotóxico verificou o efeito hemolítico e o extrato hexânico de uma variedade de P. cattleyanum apresentou alta citotoxicidade nas concentrações testadas.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.