HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS: UM DIAGNÓSTICO DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Aline Della Torre
  • Michelli Zacarias
  • Jelmary Cristina Guimarães de Rezende
  • Vanildo Rodrigues Pereira

Resumo

O objetivo deste estudo foi diagnosticar o estágio das habilidades motoras andar, correr, arremessar, saltar, receber, driblar/quicar e chutar, de escolares do ensino fundamental I na faixa etária de sete a oito anos, participantes de aulas de Educação Física, bem como relacionar os resultados obtidos com os padrões da literatura referentes à idade e mapear as possíveis defasagens entre estas. Participaram 110 crianças, sendo todas alunas de escola pública. Como instrumento de pesquisa foi utilizado a observação direta das habilidades motoras, por meio de parâmetros organizados por Gorla (1997), por intermédio de uma ficha de análise. Os resultados indicam que o desempenho obtido pelos alunos, separados por idade, no nível médio foram de 33,3% para 8 anos e 32% para 7 anos, no nível médio alto, 63,3% para 8 anos e 56% para 7 anos e, no nível alto, 3,3% para 8 anos e 12% para 7 anos. Comparações isoladas das habilidades motoras apresentaram somente uma diferença significativa (p < 0,05) em relação ao movimento saltar (P < 0,049), não contrariando a literatura estudada. Face a esses resultados, foi possível concluir que apenas os sujeitos situados no nível alto encontram-se no nível de desenvolvimento motor ideal, entre os estágios elementar e maduro, e que, a atividade física orientada para crianças desta idade possibilita uma melhor estimulação do desenvolvimento motor, demostrando que as vivências motoras oportunizadas na infância podem exercer influência significativa.

Downloads

Como Citar

TORRE, Aline Della; ZACARIAS, Michelli; REZENDE, Jelmary Cristina Guimarães de; PEREIRA, Vanildo Rodrigues. HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS: UM DIAGNÓSTICO DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 15, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3693. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo Original