RELATO DE CASO SOBRE O USO DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA DOR OROFACIAL
Resumo
A DTM (Disfunção temporomandibular) é considerada uma doença de etiologia multifatorial. Seus sintomas mais comuns são dor funcional da mandíbula, cefaleia, tensão muscular na região cervical, limitação na abertura da boca, desvio mandibular. Os tratamentos mais indicados são as terapias não invasivas e reversíveis. Acupuntura tem se mostrado tão eficiente no controle de dores facial quanto as terapias convencionais, principalmente, tratando-se de dores de origem muscular. Acupuntura é uma terapia chinesa milenar que consiste na inserção de agulhas descartáveis para promover o equilíbrio das energias que circulam pelo corpo humano. Este trabalho descreve o caso clínico da paciente C. G., 29 anos, que apresentava dor generalizada na face ao acordar, desgastes nas superfícies dentárias oclusais, tensão muscular na região cervical. O tratamento foi realizado de acordo com o desequilíbrio energético apresentado pela paciente, que desde a primeira sessão relatou diminuição da sintomatologia.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.