EFEITOS DA SOBRECARGA DE FRUTOSE E ATIVIDADE FÍSICA SOBRE A PAREDE INTESTINAL DO CÓLON ASCENDENTE E PLEXO MIENTÉRICO DE RATOS

Autores

  • Caroline Mantonvani da Luz
  • Evelyn Camila Lampugnani
  • Kheldy Wechwerth
  • Jessica Dallagnol Dalleaste
  • Suellen Quevedo
  • Viviane Regina Pereira
  • Mayara Meurer Dore
  • Sonia Aparecida Mello Correio

Resumo

O presente estudo avalia os feitos da sobrecarga de frutose na dieta e exercícios físicos, no peso corporal, nível glicêmico e de triglicerídeos, na histologia do cólon ascendente e morfometria dos neurônios mientéricos do jejuno de ratos. Foram utilizados 30 ratos (Wistar), divididos em sedentários (S) e exercitados (E), sendo que GS e GE receberam água; GS10 e GE10 água acrescida de 10% de frutose; GS20 e GE20 água acrescida de 20% de frutose. Os animais exercitados foram submetidos à atividade física (natação). Após tratamento verificou-se que, os animais do GE tiveram peso 18,8% menor que GS, e GE10 14,5% menor que GS10. Comparados com GS, a sobrecarga de frutose resultou em nível glicêmico (mg/dL) elevado em todos os grupos, indicando quadro diabetogênico (GS:106,2; GS10: 216,2; GS20: 205,8; GE: 189; GE10: 204,4; GE20: 259,2) mesmo nos animais exercitados. O nível de triglicerídeos no sangue foi superior em todos os grupos quando comparados ao GS. A análise morfométrica do pericário dos neurônios mientéricos do jejuno mostrou redução significativa nos grupos GS20, GE10 e GE20. As mudanças metabólicas provocadas pela sobrecarga de frutose, associada ou não a atividade física, favoreceram para elevar os níveis glicêmicos e de lipídios no sangue, diminuindo a necessidade de reserva nas células, contribuindo para redução na área do citosol nos neurônios mientéricos. Constatou-se também, redução na profundidade das criptas em todos os grupos comparados ao GS. Acredita-se que quanto maior a oferta de nutrientes menor é a necessidade das células intestinais de se desenvolverem, conduzindo a processos de adaptação celular, como atrofia.

Downloads

Publicado

22-04-2015

Como Citar

LUZ, Caroline Mantonvani da; LAMPUGNANI, Evelyn Camila; WECHWERTH, Kheldy; DALLEASTE, Jessica Dallagnol; QUEVEDO, Suellen; PEREIRA, Viviane Regina; DORE, Mayara Meurer; CORREIO, Sonia Aparecida Mello. EFEITOS DA SOBRECARGA DE FRUTOSE E ATIVIDADE FÍSICA SOBRE A PAREDE INTESTINAL DO CÓLON ASCENDENTE E PLEXO MIENTÉRICO DE RATOS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 17, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5001. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo Original