EFEITOS DA SOBRECARGA DE FRUTOSE E ATIVIDADE FÍSICA SOBRE A PAREDE INTESTINAL DO CÓLON ASCENDENTE E PLEXO MIENTÉRICO DE RATOS
Resumo
O presente estudo avalia os feitos da sobrecarga de frutose na dieta e exercícios físicos, no peso corporal, nível glicêmico e de triglicerídeos, na histologia do cólon ascendente e morfometria dos neurônios mientéricos do jejuno de ratos. Foram utilizados 30 ratos (Wistar), divididos em sedentários (S) e exercitados (E), sendo que GS e GE receberam água; GS10 e GE10 água acrescida de 10% de frutose; GS20 e GE20 água acrescida de 20% de frutose. Os animais exercitados foram submetidos à atividade física (natação). Após tratamento verificou-se que, os animais do GE tiveram peso 18,8% menor que GS, e GE10 14,5% menor que GS10. Comparados com GS, a sobrecarga de frutose resultou em nível glicêmico (mg/dL) elevado em todos os grupos, indicando quadro diabetogênico (GS:106,2; GS10: 216,2; GS20: 205,8; GE: 189; GE10: 204,4; GE20: 259,2) mesmo nos animais exercitados. O nível de triglicerídeos no sangue foi superior em todos os grupos quando comparados ao GS. A análise morfométrica do pericário dos neurônios mientéricos do jejuno mostrou redução significativa nos grupos GS20, GE10 e GE20. As mudanças metabólicas provocadas pela sobrecarga de frutose, associada ou não a atividade física, favoreceram para elevar os níveis glicêmicos e de lipídios no sangue, diminuindo a necessidade de reserva nas células, contribuindo para redução na área do citosol nos neurônios mientéricos. Constatou-se também, redução na profundidade das criptas em todos os grupos comparados ao GS. Acredita-se que quanto maior a oferta de nutrientes menor é a necessidade das células intestinais de se desenvolverem, conduzindo a processos de adaptação celular, como atrofia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.