PERFIL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO ESPORTIVA ADOTADOS PELAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE ESPORTE DA MICRORREGIÃO DE CIANORTE

Vitor Hugo Ramos Machado, Julieci Tamara Silvério Pinto

Resumo


Entende-se que, a iniciação esportiva é o período no qual a criança começa a aprender, de forma específica, a prática de um ou vários esportes. A iniciação esportiva é marcada pela prática regular e orientada de uma ou mais modalidades esportivas, e o objetivo imediato é dar continuidade ao desenvolvimento da criança de forma integral, não implicando em competições regulares. Entende-se também como iniciação esportiva o primeiro momento de contato com a prática específica do esporte, caracterizando-se pelo objetivo educacional, de formação integral do ser humano a fim de contribuir para seu desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social. Será de grande importância a aplicação sistemática, planejada e consciente de um determinado método de ensino-aprendizagem-treinamento para o êxito e evolução do nível de desempenho do praticante. Com base nesses conceitos o objetivo deste artigo foi verificar e analisar os programas e as formas de iniciação esportiva, identificando as metodologias e idades em que se dividem as respectivas estruturações de iniciação ao esporte, adotados pelas secretarias municipais de Esporte da região noroeste do Paraná, de modalidades individuais e coletivas por meio de entrevistas para gestores esportivos e técnicos ou professores responsáveis pela modalidade esportiva. Para isso, foram aplicadas pessoalmente entrevistas semiestruturadas ao supervisor ou coordenador esportivo de 11 entidades esportivas. Os resultados indicaram que as entidades promovem treinamento específico em idades abaixo das recomendadas pela literatura e permitiu sugerir adequações aos programas visando um treinamento a longo prazo para que não ocorra uma especialização esportiva precoce.

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DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i3.2016.5095