ADESÃO DOS PROFISSIONAIS ÀS NORMAS DE BIOSSEGURANÇA APLICADAS AOS PROCEDIMENTOS DE MANICURE E PEDICURE EM JUAZEIRO DO NORTE/CE

Autores

  • Edmilson do Nascimento Cardoso
  • Fernando Gomes Figueredo
  • João Marcos Ferreira de Lima Silva
  • Henrique Douglas Melo Coutinho
  • Ana Ruth Sampaio Grangeiro

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v18i3.2014.5200

Resumo

O crescimento do mercado da beleza tem despertado a preocupação dos profissionais e clientes dos salões de beleza com a questão da biossegurança na prestação de serviços nestes locais. Os salões de beleza caracterizam-se como um ambiente de risco de contaminação por microrganismos por tratar-se de um local onde há uma grande rotatividade de pessoas e também por acontecer, rotineiramente, o uso compartilhado de artigos perfurocortantes. A pesquisa foi realizada com 100 profissionais da cidade, distribuídos em 15 bairros, divididos em quatro macro regiões de Juazeiro do Norte-CE e objetivou-se descrever a adesão dos profissionais às normas de biossegurança aplicadas aos procedimentos de manicure e pedicure nos salões de beleza. Conclui-se que há baixa adesão dos profissionais e desinformação em relação às normas de biossegurança.

Biografia do Autor

Edmilson do Nascimento Cardoso

Fernando Gomes Figueredo

João Marcos Ferreira de Lima Silva

Henrique Douglas Melo Coutinho

Ana Ruth Sampaio Grangeiro

Downloads

Publicado

04-08-2015

Como Citar

CARDOSO, Edmilson do Nascimento; FIGUEREDO, Fernando Gomes; SILVA, João Marcos Ferreira de Lima; COUTINHO, Henrique Douglas Melo; GRANGEIRO, Ana Ruth Sampaio. ADESÃO DOS PROFISSIONAIS ÀS NORMAS DE BIOSSEGURANÇA APLICADAS AOS PROCEDIMENTOS DE MANICURE E PEDICURE EM JUAZEIRO DO NORTE/CE. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 18, n. 3, 2015. DOI: 10.25110/arqsaude.v18i3.2014.5200. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5200. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigo Original