PERFIL CLÍNICO-LABORATORIAL E COMPROMETIMENTO VASCULAR EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i1.2016.5467Resumo
O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome multifatorial cujas complicações matam 5% da população mundial todo ano. A hiperglicemia crôncia característica do DM promove disfunção endotelial e o desenvolvimento de complicações microvasculares, como nefropatia, retinopatia e neuropatia, e macrovasculares como o acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio (IAM). O DM é uma patologia com altas taxas de morbidade e mortalidade, o que torna relevante a realização de estudos epidemiológicos para investigar suas características. O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil clínico-laboratorial e a presença de complicações vasculares em pacientes com DM tipo 2 (DM2). Foram selecionados 300 pacientes com DM2 atendidos no Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR). Dados clínico-laboratoriais foram coletados e analisados a partir do prontuário médico e do banco de dados do laboratório do HC-UFPR. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesqusia do Setor de Ciências da Saúde da UFPR (número CAAE: 01038112.0.0000.0102). Os participantes tinham média de idade de 62 anos, eram na maioria mulheres (73%), apresentavam obesidade, hipertensão e dislipidemia. Concentrações de hemoglobina glicada >7%, indicando mal controle glicêmico, foram detectadas em 60,3% dos pacientes com DM2 neste estudo. E 40,7% dos participantes apresentaram ao menos uma complicação vascular. Os dados encontrados reforçam as estatísticas que pacientes com DM2 apresentam hipertensão, dislipidemias e obesidade, e estão em maior risco para complicações vasculares que podem causar morbidade e mortalidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.