O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA PESQUISA E A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: O PAPEL DOS GRUPOS DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v19i3.2015.5547Resumo
Este estudo objetiva analisar, na percepção de docentes sobre como se dá a relação entre o ensino de graduação e os grupos de pesquisa. Estudo descritivo, qualitativo, utilizando análise temática. Foram participantes desta pesquisa líderes dos grupos de pesquisa, docentes e coordenador da faculdade de enfermagem estudada. Aprovado sob nº 796/CEP-HUJM/2010. Os resultados obtidos demonstram que apesar do desenvolvimento da competência para a pesquisa constar no Plano Político Pedagógico do curso, o ensino de graduação não supre o pleno desenvolvimento desta, assim, transfere esta responsabilidade para os grupos de pesquisa. São discutidos a necessidade de repensarmos nossos currículos a fim de articularmos integralmente o ensino de graduação e as atividades dos grupos, elaborando Projetos Políticos flexíveis que farão com que a participação em grupos e consequente produção científica não sejam percebidos como sobrecarga, nem para o docente pesquisador nem para o graduando. Consideramos que este estudo permite a aproximação com a temática em estudo, sendo relevante para a definição de objetos a serem aprofundados em pesquisas posteriores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.