ANÁLISE DOS PARÂMETROS DA MARCHA E DO EQUILÍBRIO DOS IDOSOS APÓS EXERCÍCIOS AERÓBICOS E TERAPÊUTICOS
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i1.2016.5778Resumo
O processo de envelhecimento promove alterações no organismo do idoso, que levam a comprometimentos significativos no equilíbrio corporal, reflexo e capacidade de deambulação. Nesse contexto, a atividade física é uma intervenção que vem demonstrando benefícios significativos na saúde da pessoa idosa. O objetivo do estudo foi analisar os parâmetros da marcha e o equilíbrio corporal dos idosos após um programa de exercícios aeróbicos e terapêuticos. Foi utilizada uma amostra de 24 idosos, distribuídos em dois grupos experimentais: Grupos 1 - programa de exercícios terapêuticos (coordenação motora e equilíbrio; n=12); Grupos 2 - programa de exercícios físicos aeróbicos (n=12). Para avaliação dos idosos foi realizada a análise dos parâmetros da marcha (velocidade e cadência; Protocolo de Cerny) e do equilíbrio corporal (Escala de Berg). As avaliações foram realizadas antes e após os programas de exercícios aeróbicos e terapêuticos. Os exercícios foram realizados 3 vezes na semana (40 minutos/dia), durante 16 semanas. Ao final do experimento a análise dos dados demonstrou benefícios de ambos os programas de exercícios, mas o programa que priorizou a coordenação motora e o equilíbrio corporal demonstrou maiores benefícios em relação a velocidade da marcha e o equilíbrio corporal dos idosos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.