QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE DE PACIENTES COM CÂNCER DE PRÓSTATA EM TRATAMENTO DE RADIOTERAPIA: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v22i3.2018.5835Resumo
O presente estudo objetiva analisar as publicações científicas de alto impacto que avaliaram a qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes com câncer de próstata em tratamento radioterápico. Para tanto, ancora-se num estudo exploratório, de revisão integrativa da literatura, utilizando as bases de dados PubMed, Web of Science, Scopus e Lilacs, com os descritores: Quality of life, Prostatic neoplasms e Radiotherapy, usando o operador booleano AND. Do total de 1418 artigos localizados, foram excluídos 1403 após o uso dos filtros adotados como critérios de inclusão e exclusão, de acordo com cada base de dados, e leitura dos respectivos resumos, resultando em 15 artigos. Os resultados evidenciaram que o tratamento de radioterapia causa impacto na qualidade de vida relacionada à saúde dos pacientes, com manifestações de sinais e sintomas de intensidade variada, principalmente nas funções urinária, sexual e intestinal. Mesmo havendo declínio na qualidade de vida relacionada à saúde durante o tratamento, os efeitos negativos foram limitados e temporários, podendo melhorar com o passar do tempo. Ainda que os estudos tenham sido realizados em momentos e países diferentes, com amostras, modalidades de radiação e instrumentos distintos, os resultados contribuíram para o planejamento, a execução e avaliação do tratamento radioterápico no cotidiano dos serviços oncológicos, considerando a realidade de cada um. Recomenda-se a realização de novas pesquisas de modo a possibilitar a identificação dos efeitos dos diferentes tipos de radiação e suas consequências na vida dos pacientes, com vistas à escolha de medidas terapêuticas menos impactantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.