CURCUMA LONGA L., O AÇAFRÃO DA TERRA, E SEUS BENEFÍCIOS MEDICINAIS

Autores

  • Juliana Pelissari Marchi Mestranda do Programa de Pós-graduação em Plantas Medicinais e Fitoterápicas na Atenção Básica da Universidade Paranaense - Umuarama.
  • Luana Tedesco Mestranda do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Aplicada a Agricultura da Universidade Paranaense – UNIPAR – Umuarama.
  • Ailton da Cruz Melo Acadêmico do Curso de Psicologia, PEBIC/ CNPq/ UNIPAR.
  • Andressa Caroline Frasson Acadêmica do Curso de Psicologia, PIBIC/ UNIPAR
  • Vivian Francielle França Professora Adjunta da Universidade Paranaense – UNIPAR; Doutora em Nutrição UFSC.
  • Samantha Wietzikoski Sato Professora Adjunta da Universidade Paranaense – UNIPAR; Mestre em Farmacologia UFPR.
  • Evellyn Claudia Wietzikoski Docente do Programa de Pós-graduação em Plantas Medicinais e Fitoterápicas na Atenção Básica da Universidade Paranaense – UNIPAR; Doutora em Farmacologia UFPR.

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i3.2016.5871

Resumo

Plantas medicinais são de grande importância nos estudos para elaboração de fármacos de origem natural. A Curcuma Longa Linn é uma planta pertencente a espécie Zingiberaceae, cujo nome científico é Curcuma longa L. É popularmente conhecida como açafrão, açafrão da terra, gengibre amarela e raiz de sol. Possui aspecto rizomatoso e forte tonalidade amarela. Originária da ásia e cultivada em regiões tropicais e subtropicais, é muito utilizada na culinária e medicina popular. Esta revisão bibliográfica teve por objetivo descrever os principais usos medicinais da Curcuma longa L. É utilizada como tempero, especialmente na região continental da Índia. Sendo consumido principalmente na forma de pó seco, utilizado para coloração alimentícia devido à sua forte coloração amarela, associada aos efeitos terapêuticos e dietéticos Os pigmentos responsáveis por essa coloração forte, pertencem à classe dos diferoluilmetano, representados pela curcumina, se tornando bastante utilizada como corante. Os rizomas da cúrcuma são processados e deles se extraem óleo essencial, curcumina e fécula. Possui diversas atividades farmacológicas, destacando seus principais potenciais terapêuticos, tais como; atividades anti-inflamatória, antiviral, antibactericida, antioxidante, antifúngica, anticarcinogênica, entre outras ações. Estudos indicaram que a curcumina apresenta efeitos neuroprotetores no tratamento da Doença de Alzheimer e de Parkinson, prevenindo a inflamação e o dano oxidativo. A pesquisa permitiu verificar a importância da Curcuma longa L. e seu grande potencial de utilização, contendo, principalmente, efeito anti-inflamatório e provável efeito neuroprotetor com potencial para o desenvolvimento de medicamentos. Diante disso, fazem-se necessários estudos, para avaliar seu potencial como planta medicinal.

Downloads

Publicado

30-03-2016

Como Citar

Marchi, J. P., Tedesco, L., Melo, A. da C., Frasson, A. C., França, V. F., Wietzikoski Sato, S., & Wietzikoski, E. C. (2016). CURCUMA LONGA L., O AÇAFRÃO DA TERRA, E SEUS BENEFÍCIOS MEDICINAIS. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 20(3). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i3.2016.5871

Edição

Seção

Artigo de Revisão