ESTILO DE VIDA DE IDOSOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Autores

  • Ernandes Gonçalves Dias Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha
  • Bianca Roberta Silva Souza Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha
  • Felipe Emanuel Souza e Silva Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha
  • Marinalva de Jesus Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha
  • Janine Cinara Silveira Alves Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v21i2.2017.5875

Resumo

Objetivou-se avaliar o estilo de vida dos idosos de uma Unidade Básica de Saúde. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo realizado com 35 idosos na faixa etária de 63 e 101 anos, com média de 71 anos (±6,07). Os dados foram coletados por meio de um formulário. Os resultados revelaram que os idosos não têm hábito de adicionar sal extra na alimentação pronta para o consumo (97,1%), não consomem alimentos industrializados (71,4%) e gordura animal (65,7%), não realizam atividade de lazer (60%), não fumam (82,9%) e nem ingerem bebida alcoólica (85,72%), são sedentários (62,9%), e consomem frituras frequentemente ou às vezes (51,4%) e café frequentemente (85,71%). Conclui-se que os idosos adotam algumas medidas de prevenção compatíveis com um estilo de vida saudável como não consumir alimentos industrializados, não adicionar sal aos alimentos prontos para o consumo e não fazer uso de álcool e cigarro.

Biografia do Autor

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha

Mestrando do Programa de Inovação e Tecnologia em Enfermagem na USP (EERP). Especiasta em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Graduado em Enfermagem pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha. Parecerista Ad Hoc das revistas científicas "Epidemiologia e Controle de Infecção"? "UDESC em Ação" e "Revista em Extensão"? Coordenador e professor na Graduação em Enfermagem e nos Cursos Técnicos em Enfermagem, Podologia, ACS e Vigilância em Saúde (PRONATEC) na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha. Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Área de atuação: Saúde do Idoso, Epidemiologia, Saúde Pública, Saúde do Trabalhador, Saúde da Mulher e Ética, Legislação em Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Downloads

Publicado

18-09-2017

Como Citar

Dias, E. G., Souza, B. R. S., Silva, F. E. S. e, de Jesus, M., & Alves, J. C. S. (2017). ESTILO DE VIDA DE IDOSOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 21(2). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v21i2.2017.5875

Edição

Seção

Artigo Original