ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DOS PACIENTES NOTIFICADOS COM TUBERCULOSE NA MICRORREGIÃO DE UMUARAMA – NOROESTE PARANAENSE DE 2009 A 2014
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v22i3.2018.6162Resumo
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo bacilo aeróbico Mycobacterium tuberculosis ou por qualquer uma das sete espécies que integram este complexo, afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. A apresentação pulmonar é a mais frequente e relevante para a saúde pública, pois é a principal forma de transmissão da doença. O objetivo deste estudo foi analisar os aspectos epidemiológicos dos casos de pacientes notificados com tuberculose juntos ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) adjacente a 12ª Regional de Saúde da microrregião de Umuarama, Paraná, no período de 2009 a 2014. Durante o período pesquisado, foram notificados 533 pacientes com tuberculose, sendo 64,4% do sexo masculino, 35, 3% com faixa etária de 40-59 anos, 29,3% com Ensino Fundamental incompleto, 93% residiam em área urbana, 81,6% das ocorrências com forma pulmonar, 6,2% de prevalência coinfecção TB/HIV, 4,2% de índice de abandono do tratamento, 3,2%, de óbito em decorrência da doença, 1 caso de multirrestência e percentual de cura de 68,0%. Os resultados ressaltam dos pacientes que realizaram o tratamento a taxa de cura mostrou-se abaixo da meta estabelecida pela OMS. Portanto, é de extrema importância a necessidade de se propor programas educativos para a população com medidas de prevenção primária, já que em 4,2% dos casos houve abandono do tratamento com a permanência do indivíduo como fonte de contágio e a continuidade da disseminação da doença nesta microrregião.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.