EFEITO DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • Hellen Viana Braga Fisioterapeuta- Faculdades Independentes do Nordeste (FAINOR)
  • Laisla Pires Dutra Fisioterapeuta, Mestre em Ciências da Saúde (UESB), Docente do Curso de Fisioterapia das Faculdades Independentes do Nordeste (FAINOR)
  • Jéssica Matos Veiga Fisioterapeuta- Faculdades Independentes do Nordeste (FAINOR)
  • Elzo Pereira Pinto Junior Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i1.2019.6392

Resumo

A força muscular respiratória em crianças e adolescentes com Síndrome de Down é comprometida pela hipotonia generalizada que os acometem. Analisar os efeitos da fisioterapia aquática na força muscular respiratória em crianças e adolescentes com síndrome de Down. Estudo de intervenção, quasi-experimental, com amostra constituída de oito crianças e adolescentes diagnosticados com SD e média de idade de 12 anos (± 3,8). Foram realizadas 10 sessões de fisioterapia aquática, com 50 minutos de duração cada, em piscina com água aquecida. A força muscular respiratória foi avaliada a partir da pressão inspiratória máxima (PImáx) e pressão expiratória máxima (PEmáx) com auxílio do manuvacuômetro, sendo obtido seus valores antes do primeiro atendimento e após o último. Analisou-se ainda a saturação periférica de oxigênio e frequência cardíaca. Para comparação das médias antes e depois da intervenção foi utilizado o Teste T pareado. Amostra de indivíduos predominantemente do sexo feminino (75,0%), pardos (75,0%) e residentes em zona urbana (87,5%). A comparação da PImáx e PEmáx antes e após as 10 sessões de fisioterapia aquática evidenciou melhora da força muscular inspiratória e expiratória, sendo tais diferenças estatisticamente significantes (valor de p<0,01). Também foram notadas melhorias na frequência cardíaca e saturação de oxigênio (valor de p<0,05) com a intervenção. Destaca-se neste estudo que a fisioterapia aquática parece ser um recurso terapêutico eficiente para o fortalecimento da musculatura respiratória e melhora dos sinais vitais de crianças e adolescentes de com diagnóstico de Síndrome de Down.

Downloads

Publicado

12-02-2019

Como Citar

Braga, H. V., Dutra, L. P., Veiga, J. M., & Pinto Junior, E. P. (2019). EFEITO DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 23(1). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i1.2019.6392

Edição

Seção

Artigo Original