SAÚDE DO HOMEM: IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS FATORES RELACIONADOS À PROCURA, OU NÃO, DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i1.2019.6521Resumo
Identificar e analisar os fatores que dificultam a procura dos serviços de Atenção Primária relatados pela população masculina. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. As informações foram coletadas por meio de aplicação de questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas para 384 homens com idade entre 18 e 59 anos. Identificou-se a participação majoritária (33,85%) de indivíduos com idade entre 18 e 24 anos. A visão dos entrevistados acerca de sua saúde e gênero foi de que o homem é mais resistente, forte e invulnerável. Os principais motivos impeditivos relacionados a não procura dos serviços de Atenção Primária foram: preferência por se automedicar, falta de tempo, e desconforto dentro da Unidade Básica de Saúde. A entrada dos homens no sistema de saúde, no ano anterior à pesquisa, ocorreu principalmente pela atenção ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade (62,2%). Para a adoção da Atenção Primária como porta de entrada dos homens no Sistema Único de saúde, é preciso mudar a visão de que os serviços de saúde têm como único propósito tratar as doenças. Essa sensibilização deve começar mediante conhecimento sobre as características sociais, econômicas e culturais dos homens que receberão a atenção à saúde, além do preparo da equipe de saúde e gestores, seguido pelo acolhimento e busca ativa dessa população.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.