DESAFIOS NO ATENDIMENTO AOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER EM UM MUNICÍPIO MATOGROSSENSE

Autores

  • Vagner Ferreira do Nascimento Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Tamires Fortunato de Lima Rosa Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Ana Cláudia Pereira Terças Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Thalise Yuri Hattori Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Valéria Ferreira do Nascimento Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i1.2019.6625

Resumo

O estudo objetivou identificar os principais desafios do atendimento aos casos de violência doméstica contra mulheres em um município de Mato Grosso. Trata-se de estudo descritivo, exploratório e com abordagem qualitativa. Realizado com oito profissionais de Estratégias de Saúde da Família. A coleta de dados ocorreu no período de dezembro de 2017 a janeiro de 2018, por meio de entrevistas gravadas, guiadas por questão norteadora aberta correspondente ao objetivo do estudo. A partir das narrativas, empregou-se a análise de conteúdo, do tipo temática. A identificação de casos de violência pelos profissionais do estudo parece ser uma tarefa complexa e limitante; circunstância que dificulta a implementação de uma assistência mais efetiva. A Estratégia de Saúde da Família é vista como uma porta de entrada favorável à identificação dos casos de violência, contudo, percebe-se a dificuldade dos profissionais em lidar e reconhecer esse tipo de agravo. Com o estudo, foi possível evidenciar alguns obstáculos encontrados pelos profissionais na identificação de casos de violência doméstica, assim como os enfrentamentos diante de denúncias e acompanhamento dos envolvidos.

Biografia do Autor

Vagner Ferreira do Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Enfermeiro. Doutor em BIOÉTICA. Docente Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Tangará da Serra, Departamento de Enfermagem.

Tamires Fortunato de Lima Rosa, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Docente Auxiliar da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Tangará da Serra, Departamento de Enfermagem.

Ana Cláudia Pereira Terças, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Enfermeira. Doutora em Medicina Tropical. Docente Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Tangará da Serra, Departamento de Enfermagem.

Thalise Yuri Hattori, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde. Docente Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Tangará da Serra, Departamento de Enfermagem.

Valéria Ferreira do Nascimento, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Direito. Policial Civil do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

12-02-2019

Como Citar

Ferreira do Nascimento, V., Fortunato de Lima Rosa, T., Pereira Terças, A. C., Yuri Hattori, T., & Ferreira do Nascimento, V. (2019). DESAFIOS NO ATENDIMENTO AOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER EM UM MUNICÍPIO MATOGROSSENSE. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 23(1). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i1.2019.6625

Edição

Seção

Artigo Original