A ACUPUNTURA NA PERCEPÇÃO DE INDIVÍDUOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i1.2019.6776Resumo
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. A acupuntura tanto no tratamento sistêmico, auricular e/ou emergencial, estabiliza os sintomas da HAS e auxilia na redução dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O objetivo do estudo foi compreender a percepção de indivíduos hipertensos, atendidos em uma unidade de pronto atendimento sobre a acupuntura. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, realizada na cidade de Cascavel – PR. Os participantes da pesquisa responderam a seguinte questão norteadora: “O que o sr. (sra.) sabe a respeito da acupuntura?”. Participaram do estudo 36 indivíduos, sendo a maioria do sexo feminino, idade média de 52,2 anos e a maior parte com Ensino Fundamental incompleto. Com relação ao conhecimento sobre a acupuntura, 61% dos participantes desconhecem a técnica. As respostas favoráveis corresponderam a 39% e foram agrupadas em categorias: técnica com agulhas; utilizada para o tratamento do estresse; conhecimento por meio da mídia; traz benefícios. Ao final do estudo conclui-se que a maior parte dos indivíduos abordados desconhece a técnica de acupuntura. Os que demonstram conhecimento se limitam nos benefícios e possibilidades da técnica. A divulgação da acupuntura e a sua implantação no Sistema Único de Saúde, colaborariam para que esta visão se ampliasse e mais pessoas dos mais variados níveis socioeconômicos tivessem acesso aos benefícios da técnica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.