MEDIDA COMPUTADORIZADA DA EVOLUÇÃO DA ÁREA CICATRICIAL TRATADA COM ULTRASSOM TERAPÊUTICO E CITRATO DE SILDENAFILA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i3.2019.6822Resumo
Objetivou-se comparar a evolução da cicatrização de feridas cirúrgicas com cinco protocolos de tratamento através de análise planimétrica. Grupos de 12 ratos Wistar, foram alocados em cinco estudos experimentais: A - controle negativo (GCN); B - ferida cirúrgica, tratada com ultra-som terapêutico (UST) desligado (GUD); C- ferida tratada somente com citrado de sildenafila (GCS); D- ferida tratada com citrato de sildenafila e UST (GCU) e grupo E - ferida tratada somente com UST (GU). A evolução cicatricial foi acompanhada diariamente e avaliada por imagem fotográfica computadorizada aos sete, 14 e 21 dias. A aplicação do UST pulsado, com doses 1MHZ e 0,4Wcm2 reduziu o tempo de cicatrização epitelial em condições experimentais, favorecendo precocemente a reparação tecidual com efeitos qualitativos superiores ao tratamento com citrato de sildenafila (CS). A mensuração computacional mostrou-se um recurso de fácil aplicação sendo de baixo custo e eficiente para a aplicabilidade na rotina médica veterinária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.