DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, ATRASO MOTOR E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Alexandre Nascimento, Gabriel Sena Nascimento

Resumo


O processo humano do aprendizado é marcado pelo dinamismo e complexidade, estruturado a partir do ato motor e da percepção, dando origem a cognição. Contudo a influência da prática de atividade física e das aulas de educação física no desenvolvimento da função cognitiva ainda não é consenso entre os pesquisadores, sendo assim, esse estudo tem como objetivo verificar se crianças escolares com dificuldade na aprendizagem apresentam algum atraso motor e se a prática de atividade física contribui para melhora do processo cognitivo de aprendizagem. Foram selecionados neste estudo 7 artigos que investigaram (n=796) escolares de 6 a 12 anos. Os resultados demonstraram que a dificuldade na aprendizagem escolar está relacionada ao atraso motor e que grupos que participaram de atividades física e das aulas de educação física melhoraram o aspecto motor e o desempenho das funções cognitivas de aprendizagem. Portanto torna-se fundamental a prática de atividade física e a participação das aulas de Educação Física, devido sua contribuição no processo de fortalecimento do desenvolvimento infantil.


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DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i1.2020.6907