DISTÚRBIOS DO SONO E ESTADOS DE HUMOR EM PILOTOS CIVIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v25i3.2021.8022

Resumo

Distúrbios do sono e as alterações do estado de humor, quando não tratados, estão associados à perda de produtividade e acidentes de trabalho, resultando em lesões e fatalidade.Avaliar a utilização de questionários validados para triagem dos distúrbios do sono e do humor de pilotos civis. Estudo transversal, descritivo e com abordagem quali-quantitativa. Foram coletados dados de 44 pilotos civis por meio de quatro instrumentos: um questionário para a caracterização sociodemográfica e ocupacional da amostra, a Escala de Sonolência de Epworthpara avaliar a presença de sonolência diurna excessiva, o Questionário de Berlim para avaliar a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e a Escala de Humor de Brunel para avaliar o estado de humor. Para as variáveis categóricas foram calculadas as frequências absolutas e percentuais. Os dados quantitativos são apresentados em média e desvio padrão. A amostra foi composta em sua maioria, por pilotos do sexo masculino com idade média de 40,07 anos (±9,00). A Escala de Sonolência de Epworth mostrou que 25% dos pilotos apresentaram pontuação para sonolência diurna excessiva. De acordo com o Questionário de Berlim, 29,5% apresentaram alto risco para a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e a Escala de Humor de Brunel, o domínio vigor, teve a média mais alta (5,09 ±4,06). A utilização dos questionários nos exames de admissão e nos periódicos, podem auxiliar na identificação precoce e no monitoramento de distúrbios do sono e dos estados de humor ao longo do tempo em pilotos civis.

Downloads

Publicado

25-10-2021

Como Citar

PACHECO, Munique dos Santos Costa; MARTINS, Patricia Vieira; MARCOS, Leilane; GIRARDI, Tatiana de Assis. DISTÚRBIOS DO SONO E ESTADOS DE HUMOR EM PILOTOS CIVIS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 25, n. 3, 2021. DOI: 10.25110/arqsaude.v25i3.2021.8022. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8022. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo Original