DISTÚRBIOS DO SONO E ESTADOS DE HUMOR EM PILOTOS CIVIS
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v25i3.2021.8022Resumo
Distúrbios do sono e as alterações do estado de humor, quando não tratados, estão associados à perda de produtividade e acidentes de trabalho, resultando em lesões e fatalidade.Avaliar a utilização de questionários validados para triagem dos distúrbios do sono e do humor de pilotos civis. Estudo transversal, descritivo e com abordagem quali-quantitativa. Foram coletados dados de 44 pilotos civis por meio de quatro instrumentos: um questionário para a caracterização sociodemográfica e ocupacional da amostra, a Escala de Sonolência de Epworthpara avaliar a presença de sonolência diurna excessiva, o Questionário de Berlim para avaliar a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e a Escala de Humor de Brunel para avaliar o estado de humor. Para as variáveis categóricas foram calculadas as frequências absolutas e percentuais. Os dados quantitativos são apresentados em média e desvio padrão. A amostra foi composta em sua maioria, por pilotos do sexo masculino com idade média de 40,07 anos (±9,00). A Escala de Sonolência de Epworth mostrou que 25% dos pilotos apresentaram pontuação para sonolência diurna excessiva. De acordo com o Questionário de Berlim, 29,5% apresentaram alto risco para a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e a Escala de Humor de Brunel, o domínio vigor, teve a média mais alta (5,09 ±4,06). A utilização dos questionários nos exames de admissão e nos periódicos, podem auxiliar na identificação precoce e no monitoramento de distúrbios do sono e dos estados de humor ao longo do tempo em pilotos civis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.