NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE FISIOTERAPEUTAS DE UM HOSPITAL PÚBLICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i2.2022.8272

Resumo

Objetivo: avaliar o nível de atividade física dos fisioterapeutas e identificar o perfil socioeconômico destes profissionais de um hospital público de grande porte em Goiânia. Métodos:Trata-se de um estudo observacional, transversal e quantitativo realizado de abril a agosto de 2020. Foram incluídos fisioterapeutas de ambos os sexos, contratados há no mínimo seis meses, e que assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Excluídos da pesquisa aqueles em férias ou licença médica no período da coleta de dados. Para avaliar o nível de atividade física utilizou-se a Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), e um questionário para conhecer o perfil socioeconômico desses profissionais. As variáveis contínuas foram apresentadas como média e desvio padrão, enquanto as categóricas em frequência absoluta e relativa. Resultados: Grande parte dos indivíduos são do sexo feminino (73,5%) com maior prevalência de inativos (76%), sendo que (49,9%) cumprem carga horária maior que 30 horas semanais. Do total da amostra (61,8%) tem pelo menos especialização na sua formação profissional. Conclusão: Os fisioterapeutas do serviço público apresentam o nível de atividade física reduzido, com maior proporção classificados como inativos, segundo a OMS.

Biografia do Autor

Maírla Rosa Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Discente do curso de Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Luan Alves de Abreu, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Discente do curso de Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Luciana Carvalho Silveira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professora do curso de graduação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Krislainy de Sousa Corrêa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás Hospital das Clínicas de Goiás: Goiania, Goiás, BR.

Professora do curso de Fisioterapia e do Mestrado em Atenção à Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Downloads

Publicado

21-06-2022

Como Citar

Oliveira, M. R., de Abreu, L. A., Silveira, L. C., & Corrêa, K. de S. (2022). NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE FISIOTERAPEUTAS DE UM HOSPITAL PÚBLICO. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 26(2). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i2.2022.8272

Edição

Seção

Artigo Original