OZONIOTERAPIA COMO OPÇÃO AO TRATAMENTO DE LESÕES CUTÂNEAS EM HUMANOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8275Resumo
Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão integrativa sobre a Ozonioterapia como prática complementar no tratamento de lesões em seres humanos. Efetuou-se busca sistematizada nos portais: Biblioteca virtual em saúde (BVS), Biblioteca virtual em saúde de medicinas tradicionais complementares e integrativas (BVS MTCI) e Business source complete (EBSCO) nas seguintes bases de dados: Literatura latino-americana e do caribe em ciências da saúde (LILACS), Base de dados de Enfermagem (BDENF) e Medical literature analysis and retrievel system Online (MEDLINE), com cruzamento dos descritores: ozônio; ferimentos; lesões; cicatrização de feridas. Após os critérios de inclusão serem aplicados, observou-se que dez artigos atingiram todos os critérios previamente definidos. Os estudos apontam que a Ozonioterapia apresenta resultados positivos como opção na terapêutica complementar de lesões. Porém, é um recurso terapêutico com baixa adesão. Faz se necessário maior empenho cientifico sobre a temática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.