PERFIL DOS CASOS DE CÂNCER DE MAMA ENTRE ACOMETIDOS NO ACRE PERÍODO DE 2015 A 2019
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8368Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar o perfil dos casos de câncer de mama no estado do Acre no período de 2015 a 2019. Trata-se de um estudo quantitativo com delineamento transversal. A amostra foi constituída por todos os casos de câncer de mama registrados no Acre e inseridos no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) no período de 2015 a 2019. Foram identificados no período 293 casos da doença, com maior número de casos registrados no ano de 2019 (25,0%), sendo a maioria do sexo feminino (98,0%), na faixa etária de 40 a 49 anos (29,0%). O tempo decorrido desde o diagnóstico até o início do tratamento foi de mais de 60 dias (51,0%). A modalidade terapêutica mais utilizada foi a quimioterapia (55,0%). O local da realização do tratamento ocorreu capital do estado Rio Branco (80,0%). A maior parte dos acometidos, ainda encontra-se em tratamento (56,0%), no entanto (44,0%) evoluiu para óbito. O aumento da doença com o passar dos anos é notável no Acre. É importante destacar que ações voltadas para a prevenção e controle do câncer de mama continuam sendo fundamentais para auxiliar na diminuição do número de casos, como o rastreamento e diagnóstico precoce.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.