AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIRECIONADAS AOS PACIENTES HIPERTENSOS: AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE E COMPREENSÃO DE RESULTADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8484

Resumo

Objetivo: Pesquisar na literatura científica como profissionais e usuários compreendem as ações de educação em saúde e sua aplicabilidade ao portador de Hipertensão Arterial. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa de literatura, com busca de material científico nas bases de dados: SciELO, MedLine e LILACS, com utilização dos Descritores em Ciências da Saúde: “Educação em Saúde” e “Hipertensão Arterial”. Após a aplicação dos critérios seletivos, a amostra final foi composta por 10 artigos científicos. Resultados: Foram definidas quatro categorias temáticas para discussão: Percepção e saberes dos profissionais quanto às ações de educação em saúde; percepção do impacto da educação em saúde para usuários do sistema; educação alimentar e nutricional e; o uso das metodologias participativas como facilitadoras no processo de educação em saúde. Conclusão: As ações de educação em saúde são uma ótima forma de abordagem de assuntos de prevenção, promoção e recuperação da saúde, entretanto, percebeu-se que ainda é necessário que muitos profissionais planejem suas metodologias de ações educativas vislumbrando avaliação rotineira e impacto destas ações sobre o contexto trabalhado.

Downloads

Publicado

28-09-2022

Como Citar

Medeiros, L. L. de M., Santana, I. G. L. de, & Almeida, J. L. S. (2022). AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIRECIONADAS AOS PACIENTES HIPERTENSOS: AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE E COMPREENSÃO DE RESULTADOS. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 26(3). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8484

Edição

Seção

Artigos