AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIRECIONADAS AOS PACIENTES HIPERTENSOS: AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE E COMPREENSÃO DE RESULTADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8484

Resumo

Objetivo: Pesquisar na literatura científica como profissionais e usuários compreendem as ações de educação em saúde e sua aplicabilidade ao portador de Hipertensão Arterial. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa de literatura, com busca de material científico nas bases de dados: SciELO, MedLine e LILACS, com utilização dos Descritores em Ciências da Saúde: “Educação em Saúde” e “Hipertensão Arterial”. Após a aplicação dos critérios seletivos, a amostra final foi composta por 10 artigos científicos. Resultados: Foram definidas quatro categorias temáticas para discussão: Percepção e saberes dos profissionais quanto às ações de educação em saúde; percepção do impacto da educação em saúde para usuários do sistema; educação alimentar e nutricional e; o uso das metodologias participativas como facilitadoras no processo de educação em saúde. Conclusão: As ações de educação em saúde são uma ótima forma de abordagem de assuntos de prevenção, promoção e recuperação da saúde, entretanto, percebeu-se que ainda é necessário que muitos profissionais planejem suas metodologias de ações educativas vislumbrando avaliação rotineira e impacto destas ações sobre o contexto trabalhado.

Downloads

Publicado

28-09-2022

Como Citar

MEDEIROS, Letícia Lany de Miranda; SANTANA, Iris Gabriely Lira de; ALMEIDA, Jank Landy Simôa. AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIRECIONADAS AOS PACIENTES HIPERTENSOS: AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE E COMPREENSÃO DE RESULTADOS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 26, n. 3, 2022. DOI: 10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8484. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8484. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos