Estudo do Efeito Pós-Antibiótico em Estreptococos do Grupo A e G de Lancefield Tolerantes e Não-Tolerantes à Penicilina
Resumo
O efeito pós-antibiótico da penicilina foi determinado in vitro, através da contagem de bactérias viaveis, para duas amostras de estreptococos beta-hemolíticos do grupo A de Lancefield e duas do grupo G, sendo uma amostra de cada grupo tolerante à penicilina e uma não-tolerante. Todas as amostras foram isoladas da orofaringe de pacientes com faringite estreptocócica. A duração do efeito pós-antibiótico para as amostras tolerantes do grupo A e do grupo G foi de 2,50 horas e 2,35 horas respectivamente. Para as amostras não-tolerantes destes grupos sorológicos o efeito pós-antibiótico foi calculado em 2,60 e 3,75 horas. Observações microscópicas realizadas com as amostras tolerantes à penicilina durante a ocorrência do efeito pós-antibiótico mostraram alterações na morfologia e no tamanho das células bacterianas. Em relação às amostras não-tolerantes de ambos os grupos sorológicos não foram observadas alterações morfológicas ou dimensionais quando as culturas previamente tratadas com penicilina foram comparadas com culturas controles.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.