COMPARAÇÃO DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA PRECOCE COM A ORIENTAÇÃO DE PAIS NA AQUISIÇÃO DO SENTAR EM LACTENTES PRÉ-TERMO

Autores

  • Jadiane Dionisio
  • Amanda Ferreira Rosa

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8853

Resumo

A prematuridade pode causar déficits de desenvolvimento motor nos lactentes apresentando assim a necessidade de intervenção precoce, neste sentido o objetivo deste trabalho foi comparar o desenvolvimento motor de lactentes prematuros na aquisição da habilidade do sentar independente após um programa de intervenção motora e de orientação de pais para estímulos domiciliares. Estudo longitudinal e avaliativo sobre o marco motor sentar em 11 lactentes, de ambos os sexos, com diagnóstico de prematuridade e idade cronológica de 6 a 8 meses. Os participantes foram divididos em dois grupos, o grupo intervenção que recebeu tratamento fisioterapêutico três vezes por semana durante seis semanas; e o grupo orientação, com encontros semanais durante o mesmo período com a fisioterapeuta que disponibilizou uma cartilha estruturada de exercícios a serem realizados pelos cuidadores durante a semana, sendo ambos os grupos com foco no sentar independente e avaliados com a escala AIMS. Foram encontradas diferenças significativas entre os resultados antes e após intervenção (t: -6.8571; p: 0,0012) assim como antes e após orientação (t: -4.5995; p: 0.0029), sendo que ao analisar a porcentagem do ganho na dimensão sentar pela AIMS, o grupo intervenção teve maior ganho. Conclui-se que a intervenção fisioterapêutica apresentou melhores resultados para a aquisição do marco motor sentar. Apesar disso, a estimulação feita pelos pais após orientação profissional também apresentou valores positivos.

Downloads

Publicado

07-10-2022

Como Citar

DIONISIO, Jadiane; ROSA, Amanda Ferreira. COMPARAÇÃO DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA PRECOCE COM A ORIENTAÇÃO DE PAIS NA AQUISIÇÃO DO SENTAR EM LACTENTES PRÉ-TERMO. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 26, n. 3, 2022. DOI: 10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8853. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8853. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos