DETERMINAÇÃO DO PERÍODO DE ESTABILIDADE DE SOLUÇÕES VOLUMÉTRICAS ROTINEIRAMENTE UTILIZADAS EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES QUÍMICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8881

Resumo

As soluções volumétricas são rotineiramente utilizadas nos laboratórios, principalmente nos processos de síntese de produtos e nas análises quantitativas de matéria-prima e/ou produto acabado, entretanto poucos são os estudos que abordam a estabilidade destas soluções. Considerando que a qualidade das soluções volumétricas pode afetar os procedimentos de análises químicas e consequentemente induzir a erros, e ainda que, a Farmacopeia Brasileira (2010) não cita tempo máximo de utilização dessas soluções padronizadas, a avaliação da estabilidade das mesmas é importante. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi avaliar a estabilidadede 10 soluções volumétricas, empregadas rotineiramente em laboratórios de análises químicas, com o intuito de estabelecer o período que essas soluções permanecem estáveis, isto é, sem sofrer alteração na concentração. As metodologias de preparo e padronização das soluções volumétricas seguiram os métodos descritos na Farmacopeia Brasileira (2010), sendo as mesmas padronizadas no momento do preparo e a cada 20 dias, por um período de 180 dias. As soluções contendo ácidos e bases, bem como as soluções de iodato de potássio e nitrato de prata, permaneceram constantes durante o período de análises. As soluções de EDTA, iodo, nitrito de sódio, permanganato de potássio e tiossulfato de sódio apresentaram estabilidade inferior a 180 dias, tornando necessária a realização de padronização periódica. As soluções volumétricas utilizadas nos laboratórios apresentam diferentes estabilidades, o que ressalta a importância da determinação do período que as mesmas se mantêmcom as concentrações estáveis, evitando possíveis alterações de resultados nas análises químicas.

Downloads

Publicado

14-11-2022

Como Citar

SATO, Tatiane Satie; MEDEIROS, Tatiane Moreira de; PROCHNAU, Inara Staub. DETERMINAÇÃO DO PERÍODO DE ESTABILIDADE DE SOLUÇÕES VOLUMÉTRICAS ROTINEIRAMENTE UTILIZADAS EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES QUÍMICAS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 26, n. 3, 2022. DOI: 10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8881. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8881. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos