Considerações Sobre a Influência do Gossipol no Desempenho e Reprodução de Fêmeas
Resumo
O gossipol, um pigmento amarelo presente no caroço de algodão, há muito tempo vem sendo estudado quanto ao seu efeito tóxico em algumas espécies animais. Existem relatos de efeitos tóxicos do gossipol em animais ruminantes e não ruminantes, inclusive envolvendo alguns aspectos reprodutivos de fêmeas. Em fêmeas não ruminantes, encontrou-se, principalmente, alterações de ciclo estral e nas concentrações hormonais de FSH, LH, estrógeno e progesterona, além de anormalidades ovarianas e redução de peso fetal. Em fêmeas ruminantes, também foram relatadas variações nas concentrações de LH e de progesterona.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.