HUMANIZAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: PERSPECTIVAS DE PROFISSIONAIS ATUANTES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.9016Resumo
Investigar o conhecimento dos profissionais que atuam na atenção básica sobre o atendimento humanizado. Estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 16 profissionais que atuam em unidade básica de saúde, realizado no mês de abril de 2022. Os dados foram coletados por meio de entrevista gravada, norteada pela questão: “Fale-me sobre o que você, senhor/senhora, sabe sobre humanização na assistência ao paciente. Após a conclusão das entrevistas, as mesmas foram transcritas, sendo submetidas à técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin.
Da análise das entrevistas, emergiram três categorias: Impactos da realização do cuidado humanizado e de sua ausência, na qual nota-se por meio dos discursos, que o cuidado à saúde do ser humano, quando prestado de modo humanizado é considerado como maneira mais eficaz para se ter um atendimento adequado e ético nos serviços de atenção à saúde. Estratégias para fortalecer a prática da assistência humanizada, pela qual verificou-se que a assistência à saúde realizada ao ser humano de uma forma humanizada, se torna muito mais forte e eficaz. Atividade laboral como sinônimo de cuidado empático, a qual evidenciou que é preciso continuar conscientizando a todos esses profissionais, que atuam nessa área, sobre esse cuidado humanizado, ou seja, o cuidado com empatia. Assim, concluiu-se que os profissionais apresentaram conhecimento básico sobre humanização no atendimento, sobre as consequências ao paciente caso ela não ocorra e como implementá-la, com constância, em suas atividades laborais, na atenção primária à saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.