RELAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESTRATIFICADOS POR SEXO
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i1.2023.9114Resumo
A aptidão física (ApF) pode estar associada à saúde, ao desempenho esportivo e refere-se a capacidade de apresentar um determinado desempenho motor quando submetido a situações que envolvam esforços físicos. O objetivo deste estudo foi relacionar as variáveis antropométricas e de aptidão física em crianças e adolescentes da cidade de Pelotas/RS, estratificados por sexo. Foram avaliados 1720 escolares da rede municipal de Pelotas/RS, sendo 896 crianças (idade = 9,91 ± 1,21 anos) e 824 adolescentes (idade = 13,11 ± 1,04 anos), através de uma bateria de avaliações das medidas antropométricas (estatura [EST], massa corporal [MC], envergadura [ENV], índice de massa corporal [IMC]) e de testes físicos (flexibilidade [FLEX], potência de membros superiores [PMS], potência de membros inferiores [PMI], velocidade com troca de direção [VTD], velocidade linear [VL], resistência muscular localizada [RML] e capacidade cardiorrespiratória [CC]). O estudo de caráter de diagnóstico com cunho observacional utilizou o teste de correlação através do r de Pearson e classificou-as como muito fraca (0-0,19), fraca (0,2-0,39), moderada (0,4-0,69), forte (0,7-0,89) e muito forte (0,9-1). Destacou-se que no sexo feminino houve correlação moderada com IMC e PMS, as variáveis antropométricas EST, ENV e MC apresentaram pelo menos uma correlação com as variáveis de ApF, enquanto que estas variáveis demonstraram correlações moderadas entre PMS, VL e VTD. Já no sexo masculino foi observada correlação moderada entre IMC e CC, além de correlações fracas e moderadas entre EST, ENV e MC com pelo menos uma das variáveis de ApF, enquanto as variáveis de ApF demonstraram correlações moderadas entre PMI, VL e VTD. Portanto, ressalta-se a importância do diagnóstico destas variáveis para controle dos fatores de risco à saúde bem como para identificar potenciais relacionados ao desempenho esportivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.