AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO E SUSTENTÁVEL: COMO A ERGONOMIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PARTICIPATIVA SE APLICA AOS SERVIDORES PÚBLICOS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i1.2023.9145

Resumo

Introdução: As práticas ergonômicas de conscientização e de participação assumem importante papel na prevenção das doenças ocupacionais. Entretanto, os métodos utilizados pelos programas de prevenção das instituições e empresas visam a correção dos riscos ergonômicos, não observando o fator humano detentor da execução da tarefa. Objetivo: Analisar a utilização das Ergonomia de Conscientização e Participação como programa de educação visando a prevenção primária e a conscientização dos riscos ergonômicos das lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT). Metodologia: Revisão crítica de literatura, sintetizando o embasamento teórico pertinente ao tema, com documentação técnica, normas, decretos, portarias e dados estatísticos atualizados de afastamento; formando, assim, à análise documental. Resultados e Discussão: Os dados estatísticos mostram a importância de uma mudança nos hábitos, nos programas e nas intervenções ergonômicas no ambiente laboral do trabalhador, visando minimizar os impactos socioeconômicos dos altos índices de afastamento para organizações, empresas privadas e, principalmente, serviços públicos de ensino superior devido a maior precariedade dos ambientes de trabalho. Práticas ergonômicas de conscientização e participação dos trabalhadores podem proporcionar uma melhora nos desconfortos do ambiente laboral. Ressalta-se a escassez de pesquisas que priorizem a relação custo-benefício e a eficácia a longo prazo na área de Ergonomia. Conclusões: Novas análises devem ser observadas para promover melhora da qualidade de vida do trabalhador, diminuição das perdas econômicas, contribuindo para um trabalho seguro, decente e sustentável como preconiza principalmente o Objetivo 8 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Downloads

Publicado

10-02-2023

Como Citar

Cunha, J. de A., Silva, M. M., Casagrande, C. M. Z., & Ferreira, A. de S. (2023). AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO E SUSTENTÁVEL: COMO A ERGONOMIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PARTICIPATIVA SE APLICA AOS SERVIDORES PÚBLICOS?. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 27(1). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i1.2023.9145

Edição

Seção

Artigos