Características da Infecção por Escherichia coli Enterohemorrágica(EHEC)
Resumo
Escherichia coli enterohemorrágica (EHEC) é um importante agente causador de diarréia em países desenvolvidos. O principal meio de infecção é através da ingestão de alimentos e água contaminados pela bactéria. Esta bactéria apresenta como principais mecanismos de virulência: 1) a presença de uma ilha de patogenicidade em seu cromossomo que codifica todos os genes envolvidos numa lesão que causa a destruição das microvilosidades, o rearranjo do citoesqueleto culminando com a formação de uma estrutura em pedestal sobre a qual a bactéria se adere intimamente à célula epitelial; 2) a produção de toxinas Shiga que parecem causar a síndrome urêmica hemolítica (SUH), que é a principal causa de mortalidade entre crianças de até 5 anos de idade infectadas por esta bactéria. Este manuscrito visa discutir os principais mecanismos de virulência desta bactéria, como as interações desta com a célula epitelial através de um sofisticado mecanismo de transdução de sinais entre bactéria e célula eucariótica e através de produção de potentes toxinas.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.