Fisioterapia respiratória em Fibrose Cística - estudo de caso
Resumo
Este artigo descreve o caso de uma paciente com Fibrose Cística (FC) submetida a fisioterapia respiratória, apresentando manifestação da tríade clínica de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), deficiência pancreática e níveis anormalmente altos de eletrólitos no suor, e Pseudomonas aeruginosa (tipo mucóide). Os objetivos do tratamento foram melhorar a função pulmonar e dos músculos respiratórios; a remoção das secreções brônquicas; a postura e a qualidade de vida da paciente. O tratamento de fisioterapia foi em regime domiciliar, e consistiu principalmente de cinesioterapia, drenagem postural, percussão, técnica de expiração forçada e manobras de tosse. Testes de função pulmonar foram realizados antes e depois do tratamento. Os resultados mostraram melhora clínica-funcional, contribuindo para uma diminuição das secreções bronquiais e freqüência de internações hospitalares, aumento da função pulmonar e atividades físicas.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.