AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A LEI LUCAS E SUA APLICABILIDADE: ESTUDO PILOTO NA REDE DE ENSINO PÚBLICA DO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i4.2023-022Palavras-chave:
Primeiros Socorros, Educação, Capacitação de ProfessoresResumo
Introdução: A lei nº 13.722/2018 do dia 04 de outubro de 2018, denominada como Lei Lucas, prevê a capacitação obrigatória de professores e funcionários das escolas públicas e privadas, do ensino infantil, médio e básico em atendimentos de primeiros socorros. Objetivo: Avaliar o conhecimento sobre Primeiros Socorros e aplicabilidade da Lei Lucas no Município de Mogi Guaçu, São Paulo. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo piloto com uma abordagem qualitativa/quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de um questionário semiestruturado composto por 11 questões de multipla escolha e 1 questão aberta, elaborado pela plataforma Google formulários. A pesquisa contou com a participação de 42 profissionais da educação, a coleta de dados se iniciou após aprovação do comité de ética e pesquisa sobre o parecer número 5.578.160. Resultados: Dentre os participantes 90,5% são mulheres, 78,6% atuam como docentes. Acerca do conhecimento em Primeiros socorros, 83,3% ouviram falar sobre a Lei Lucas, 81% dos profissionais já realizaram treinamento em primeiros socorros, 59,5% durante seu tempo de atuação presenciaram algum tipo de acidente em ambiente escolar, 100% dos profissionais acham necessário nova capacitação. Discussão: A prevalência de professoras mulheres, é uma questão de gênero e paradigmas socais, em relação ao conhecimento em Primeiros Socorros é justificado pela educação em saúde. Acerca de acidentes em ambiente escolar as crianças estão em fase de desenvolvimento, os profissionais da educação estão sempre dispostos a aprender, por isso desejam novo treinamento, para atualizações. Conclusão: Desta forma conclui-se que é de suma importância o treinamento e atualização em primeiros socorros assim, efetivando a Lei Lucas no município de Mogi Guaçu, São Paulo.
Referências
ARAÚJO, Arthur Braga Oliveira; ARAÚJO, Rômulo De Souza. Segurança no ambiente escolar e estratégias para prevenção de acidentes: reflexões a partir de uma revisão narrativa. Disponível em:<http://repositorio.unifametro.edu.br/bitstream> Acesso em: 3 maio 2022.
BAILER, Cyntia; TOMITCH, Leda M. B.; D’ELY, Raquel C. S. F. Planejamento como processo dinâmico: a importância do estudo piloto para uma pesquisa experimental em linguística aplicada. Revista Intercâmbio, v. XXIV: 129-146, 2011. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x.
BRASIL. Secretaria da saúde e secretária da Educação. Decreto no 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Brasília, 2007.
CABRAL, Elaine; OLIVEIRA, Maria de Fátima. PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: CONHECIMENTO DOS PROFESSORES. Ensino, Saude e Ambiente, v.10, n.1, 22maio 2017. Disponível em:<https://doi.org/10.22409/esa.v10i1.607>Acesso em: 3 maio 2022.
CANHOTA, Carlos. Qual a importância do estudo piloto? In: SILVA, E. E. (Org.). Investigação passo a passo: perguntas e respostas para investigação clínica. Lisboa: APMCG, 2008. p. 69-72.
Costa P, Silva LS, Silva MT, et al. Efeitos de oficina educativa sobre prevenção e cuidados à criança com engasgo: estudo de intervenção. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. Disponível em: <http://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3911>Acesso em: 2 maio 2022
FERNANDES, Rita Fernanda Monteiro et al. LEI LUCAS: IMPLANTANÇÃO DA LEI NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SANTO ÂNGELO A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. 2021. 13 Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/conintsau/article/view/19822> Acesso em: 10 abr. 2022.
Galindo Neto NM, Carvalho GCN, Castro RCMB, Caetano JA, Santos ECB, Silva TM, et al. Teachers’ experiences about first aid at school. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(Suppl 4):1678-84. [Thematic Issue: Education and teaching in Nursing] DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0715>
KRETZER,Fabióla M. et al.Formação Continuada de Professores para o Ensino de Algoritmos e Programação na Educação Básica: Um Estudo de Mapeamento Sistemático.Revista Brasileira de Informática na Educação, v.28, p.389-419, 2jun. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.389>. Acesso em: 10 nov. 2022.
LIMA, Rafaela de Souza; SILVA, João Henrique da. Feminização do magistério na rede municipal de ensino de Sorocaba sob a perspectiva dos professores.Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, p. 209-230, 18 out. 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1414>. Acesso em: 10 nov. 2022.
LOPES, Iraneide Etelvina; NOGUEIRA, Júlia Aparecida Devidé; ROCHA, Dais Gonçalves. Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa. Saúde em Debate, v. 42, n. 118, p. 773-789, set. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-1104201811819>. Acesso em: 10 nov. 2022.
MACKEY, Alison.; GASS, Susan. Common data collection measures. In: ________. Second Language Research: methodology and design. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2005. p.43-99.
MORENO, Silvia Helena Reis; FONSECA, João Paulo Soares. A importância das oficinas de primeiros socorros após implantação da lei Lucas: a vivência de um colégio / The importance of first aid workshops after the implementation of the Lucas law: the experience of a high school. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 2, p. 4661-4674, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-053>. Acesso em: 10 nov. 2022.
Moura, Francisca & Gomes, Manoelise & Pinto, Olívia & Araújo, Natálya & Teófilo, Tiago & Silva, Maria. (2023). EMBARQUE NA RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE: relato de experiências com ênfase em Saúde Coletiva. 27. 479-492. 10.25110/arqsaude.v27i1.20239139.
PINTO, Grasiele Regina Bueno; INOCENCIO, Sabrina de Fátima; SANTOS, Valério Xavier. A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PSICOPEDAGOGO EDUCACIONAL. 2022. Disponível em: <https://repositorio.uninter.com/handle/1/1048>. Acesso em: 10 nov. 2022.
ROCHA, Lorena Neiva et al.A EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA ESCOLA – UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. REVISTA LIBERUM ACCESSUM, 2020. Disponível em: <http://revista.liberumaccesum.com.br/index.php/RLA/issue/view/10>. Acesso em: 10 nov. 2022.
RODRIGUES DE SOUZA, Andréa; CARLOS DE MELO, José. Educadora ou tia: os reflexos da feminização do magistério na construção da identidade profissional de professores (as) da educação infantil. Revista Inter Ação, v. 43, n. 3, p. 697-709, 1 fev. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48977>. Acesso em: 10 nov. 2022.
TRIVISIOL ARNEMANN, Cristiane et al. EDUCAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO PERMANENTE: AÇÕES QUE INTEGRAM O PROCESSO EDUCATIVO DA ENFERMAGEM. Revista Baiana de Enfermagem, v.32, 24jul. 2018. Disponível em:<https://doi.org/10.18471/rbe.v32.24719>. Acesso em: 10 abril 2022.
SILVA, Davi Porfirio da et al. Primeiros socorros: objeto de educação em saúde para professores. Revista de Enfermagem UFPE on line, v. 12, n. 5, p. 1444, 1 maio 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i5a234592p1444-1453-2018>. Acesso em: 10 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.