AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A LEI LUCAS E SUA APLICABILIDADE: ESTUDO PILOTO NA REDE DE ENSINO PÚBLICA DO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Autores

  • Julia de Lima Mantovani
  • Patrícia Fernanda Evaristo Mazziero
  • Melina Renata Blascke Barbieri
  • Ana Lúcia Alves Caram
  • Waleska Zafred Ricci
  • Fernanda Menegatti Frisanco

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i4.2023-022

Palavras-chave:

Primeiros Socorros, Educação, Capacitação de Professores

Resumo

Introdução: A lei nº 13.722/2018 do dia 04 de outubro de 2018, denominada como Lei Lucas, prevê a capacitação obrigatória de professores e funcionários das escolas públicas e privadas, do ensino infantil, médio e básico em atendimentos de primeiros socorros. Objetivo: Avaliar o conhecimento sobre Primeiros Socorros e aplicabilidade da Lei Lucas no Município de Mogi Guaçu, São Paulo. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo piloto com uma abordagem qualitativa/quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de um questionário semiestruturado composto por 11 questões de multipla escolha e 1 questão aberta, elaborado pela plataforma Google formulários. A pesquisa contou com a participação de 42 profissionais da educação, a coleta de dados se iniciou após aprovação do comité de ética e pesquisa sobre o parecer número 5.578.160. Resultados: Dentre os participantes 90,5% são mulheres, 78,6% atuam como docentes. Acerca do conhecimento em Primeiros socorros, 83,3% ouviram falar sobre a Lei Lucas, 81% dos profissionais já realizaram treinamento em primeiros socorros, 59,5% durante seu tempo de atuação presenciaram algum tipo de acidente em ambiente escolar, 100% dos profissionais acham necessário nova capacitação. Discussão: A prevalência de professoras mulheres, é uma questão de gênero e paradigmas socais, em relação ao conhecimento em Primeiros Socorros é justificado pela educação em saúde. Acerca de acidentes em ambiente escolar as crianças estão em fase de desenvolvimento, os profissionais da educação estão sempre dispostos a aprender, por isso desejam novo treinamento, para atualizações. Conclusão: Desta forma conclui-se que  é de suma importância o treinamento e atualização em primeiros socorros assim, efetivando a Lei Lucas no município de Mogi Guaçu, São Paulo.

Referências

ARAÚJO, Arthur Braga Oliveira; ARAÚJO, Rômulo De Souza. Segurança no ambiente escolar e estratégias para prevenção de acidentes: reflexões a partir de uma revisão narrativa. Disponível em:<http://repositorio.unifametro.edu.br/bitstream> Acesso em: 3 maio 2022.

BAILER, Cyntia; TOMITCH, Leda M. B.; D’ELY, Raquel C. S. F. Planejamento como processo dinâmico: a importância do estudo piloto para uma pesquisa experimental em linguística aplicada. Revista Intercâmbio, v. XXIV: 129-146, 2011. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759x.

BRASIL. Secretaria da saúde e secretária da Educação. Decreto no 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Brasília, 2007.

CABRAL, Elaine; OLIVEIRA, Maria de Fátima. PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: CONHECIMENTO DOS PROFESSORES. Ensino, Saude e Ambiente, v.10, n.1, 22maio 2017. Disponível em:<https://doi.org/10.22409/esa.v10i1.607>Acesso em: 3 maio 2022.

CANHOTA, Carlos. Qual a importância do estudo piloto? In: SILVA, E. E. (Org.). Investigação passo a passo: perguntas e respostas para investigação clínica. Lisboa: APMCG, 2008. p. 69-72.

Costa P, Silva LS, Silva MT, et al. Efeitos de oficina educativa sobre prevenção e cuidados à criança com engasgo: estudo de intervenção. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. Disponível em: <http://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3911>Acesso em: 2 maio 2022

FERNANDES, Rita Fernanda Monteiro et al. LEI LUCAS: IMPLANTANÇÃO DA LEI NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SANTO ÂNGELO A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. 2021. 13 Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/conintsau/article/view/19822> Acesso em: 10 abr. 2022.

Galindo Neto NM, Carvalho GCN, Castro RCMB, Caetano JA, Santos ECB, Silva TM, et al. Teachers’ experiences about first aid at school. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(Suppl 4):1678-84. [Thematic Issue: Education and teaching in Nursing] DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0715>

KRETZER,Fabióla M. et al.Formação Continuada de Professores para o Ensino de Algoritmos e Programação na Educação Básica: Um Estudo de Mapeamento Sistemático.Revista Brasileira de Informática na Educação, v.28, p.389-419, 2jun. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.389>. Acesso em: 10 nov. 2022.

LIMA, Rafaela de Souza; SILVA, João Henrique da. Feminização do magistério na rede municipal de ensino de Sorocaba sob a perspectiva dos professores.Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, p. 209-230, 18 out. 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1414>. Acesso em: 10 nov. 2022.

LOPES, Iraneide Etelvina; NOGUEIRA, Júlia Aparecida Devidé; ROCHA, Dais Gonçalves. Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa. Saúde em Debate, v. 42, n. 118, p. 773-789, set. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-1104201811819>. Acesso em: 10 nov. 2022.

MACKEY, Alison.; GASS, Susan. Common data collection measures. In: ________. Second Language Research: methodology and design. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2005. p.43-99.

MORENO, Silvia Helena Reis; FONSECA, João Paulo Soares. A importância das oficinas de primeiros socorros após implantação da lei Lucas: a vivência de um colégio / The importance of first aid workshops after the implementation of the Lucas law: the experience of a high school. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 2, p. 4661-4674, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-053>. Acesso em: 10 nov. 2022.

Moura, Francisca & Gomes, Manoelise & Pinto, Olívia & Araújo, Natálya & Teófilo, Tiago & Silva, Maria. (2023). EMBARQUE NA RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE: relato de experiências com ênfase em Saúde Coletiva. 27. 479-492. 10.25110/arqsaude.v27i1.20239139.

PINTO, Grasiele Regina Bueno; INOCENCIO, Sabrina de Fátima; SANTOS, Valério Xavier. A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PSICOPEDAGOGO EDUCACIONAL. 2022. Disponível em: <https://repositorio.uninter.com/handle/1/1048>. Acesso em: 10 nov. 2022.

ROCHA, Lorena Neiva et al.A EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA ESCOLA – UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. REVISTA LIBERUM ACCESSUM, 2020. Disponível em: <http://revista.liberumaccesum.com.br/index.php/RLA/issue/view/10>. Acesso em: 10 nov. 2022.

RODRIGUES DE SOUZA, Andréa; CARLOS DE MELO, José. Educadora ou tia: os reflexos da feminização do magistério na construção da identidade profissional de professores (as) da educação infantil. Revista Inter Ação, v. 43, n. 3, p. 697-709, 1 fev. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48977>. Acesso em: 10 nov. 2022.

TRIVISIOL ARNEMANN, Cristiane et al. EDUCAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO PERMANENTE: AÇÕES QUE INTEGRAM O PROCESSO EDUCATIVO DA ENFERMAGEM. Revista Baiana de Enfermagem‏, v.32, 24jul. 2018. Disponível em:<https://doi.org/10.18471/rbe.v32.24719>. Acesso em: 10 abril 2022.

SILVA, Davi Porfirio da et al. Primeiros socorros: objeto de educação em saúde para professores. Revista de Enfermagem UFPE on line, v. 12, n. 5, p. 1444, 1 maio 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i5a234592p1444-1453-2018>. Acesso em: 10 nov. 2022.

Downloads

Publicado

11-05-2023

Como Citar

MANTOVANI, Julia de Lima; MAZZIERO, Patrícia Fernanda Evaristo; BARBIERI, Melina Renata Blascke; CARAM, Ana Lúcia Alves; RICCI, Waleska Zafred; FRISANCO, Fernanda Menegatti. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A LEI LUCAS E SUA APLICABILIDADE: ESTUDO PILOTO NA REDE DE ENSINO PÚBLICA DO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 4, p. 1946–1961, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i4.2023-022. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9732. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos