AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A LEI LUCAS E SUA APLICABILIDADE: ESTUDO PILOTO NA REDE DE ENSINO PÚBLICA DO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Autores

  • Julia de Lima Mantovani
  • Patrícia Fernanda Evaristo Mazziero
  • Melina Renata Blascke Barbieri
  • Ana Lúcia Alves Caram
  • Waleska Zafred Ricci
  • Fernanda Menegatti Frisanco

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i4.2023-022

Palavras-chave:

Primeiros Socorros, Educação, Capacitação de Professores

Resumo

Introdução: A lei nº 13.722/2018 do dia 04 de outubro de 2018, denominada como Lei Lucas, prevê a capacitação obrigatória de professores e funcionários das escolas públicas e privadas, do ensino infantil, médio e básico em atendimentos de primeiros socorros. Objetivo: Avaliar o conhecimento sobre Primeiros Socorros e aplicabilidade da Lei Lucas no Município de Mogi Guaçu, São Paulo. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo piloto com uma abordagem qualitativa/quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de um questionário semiestruturado composto por 11 questões de multipla escolha e 1 questão aberta, elaborado pela plataforma Google formulários. A pesquisa contou com a participação de 42 profissionais da educação, a coleta de dados se iniciou após aprovação do comité de ética e pesquisa sobre o parecer número 5.578.160. Resultados: Dentre os participantes 90,5% são mulheres, 78,6% atuam como docentes. Acerca do conhecimento em Primeiros socorros, 83,3% ouviram falar sobre a Lei Lucas, 81% dos profissionais já realizaram treinamento em primeiros socorros, 59,5% durante seu tempo de atuação presenciaram algum tipo de acidente em ambiente escolar, 100% dos profissionais acham necessário nova capacitação. Discussão: A prevalência de professoras mulheres, é uma questão de gênero e paradigmas socais, em relação ao conhecimento em Primeiros Socorros é justificado pela educação em saúde. Acerca de acidentes em ambiente escolar as crianças estão em fase de desenvolvimento, os profissionais da educação estão sempre dispostos a aprender, por isso desejam novo treinamento, para atualizações. Conclusão: Desta forma conclui-se que  é de suma importância o treinamento e atualização em primeiros socorros assim, efetivando a Lei Lucas no município de Mogi Guaçu, São Paulo.

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Publicado

11-05-2023

Como Citar

MANTOVANI, Julia de Lima; MAZZIERO, Patrícia Fernanda Evaristo; BARBIERI, Melina Renata Blascke; CARAM, Ana Lúcia Alves; RICCI, Waleska Zafred; FRISANCO, Fernanda Menegatti. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A LEI LUCAS E SUA APLICABILIDADE: ESTUDO PILOTO NA REDE DE ENSINO PÚBLICA DO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 4, p. 1946–1961, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i4.2023-022. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9732. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos