MÉTODO ALTADIR DE PLANEJAMENTO POPULAR EXPERIENCIADO NO PLANEJAMENTO ANUAL DO PET-ENFERMAGEM/UEM

Embert Luan Correa Pereira, Mariane Nayra Silva Romanini, Rebeca Iwankiw Lessa, Rafaela Ghiraldi Rocha, André Estevam Jaques, Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera

Resumo


Este estudo trata-se do relato de experiência relativo ao uso do Método Altadir de Planejamento Popular utilizado pelo grupo Enfermagem do Programa de Educação Tutorial da Universidade Estadual de Maringá. O grupo é constituído por doze alunos de Enfermagem, bolsistas do Programa – quatro da segunda série do curso; três da terceira série; cinco da quarta série; e uma tutora. O processo de planejamento aconteceu entre os meses de novembro de 2016 e janeiro de 2017, integrando a apresentação do método e a aplicação de suas etapas. Como resultado, foi experiência inovadora ao grupo utilizar um método participativo para planejar suas ações, visto que possibilitou a discussão coletiva e o comprometimento dos envolvidos. A experiência mostrou que o método também pode ser aplicado em diversas situações de planejamento e reproduzido no cotidiano acadêmico e profissional. Diante do exposto, conclui-se que foi possível identificar o método como algo aplicável ao grupo e a experiência relatada infere que é uma estratégia possível de ser adotado como forma efetiva de planejamento, sendo também capaz de tornar o ensino, a pesquisa e a extensão indissociáveis.           


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v21i3.2017.6218