A Mídia Revista em Umuarama/PR: memória e publicidade
Resumo
O presente estudo faz o percurso de recuperar o histórico de produção de Revistas impressas lançadas na cidade de Umuarama / PR, perfazendo a trajetória desde sua fundação (1955) ao dias atuais (2010). Resgatou-se por meio de um levantamento bibliográfico e de realização de entrevistas com profissionais da comunicação e com a população umuaramense a edição inaugural dessa mídia, de junho de 1965. Este trabalho se lança numa dupla tarefa. Primeiramente, numa linearidade cronológica, registra a produção de revistas desde a publicação que marcou as origens da comunicação nesse formato até as edições que se seguiram culminando com a publicação da revista comemorativa Umuarama 55 anos (2010). É o retrato de quatro décadas e meia da história de comunicação local em cujas páginas a sociedade está representada. Na segunda parte impõe-se atenção no processo comunicativo do meio revista como produto cultural, em seu perfil de mídia local, a fim de explicitar se a dinâmica de comunicação dessa mídia se faz valer de seu duplo potencial: o publicitário e o de conservação da memória da sociedade.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.