ATIVIDADES LÚDICAS PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE BIOLOGIA EM AMBIENTES EXTRACLASSE
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-001Palavras-chave:
Práticas de Ensino, Espaços não Formais, Ciências Biológicas Revisão SistemáticaResumo
Este artigo apresenta um levantamento das produções acadêmico-científicas, realizadas na área do ensino em Ciências Biológicas, que relatam o uso de metodologia alternativas, espaços não formais e divulgação científica na prática docente. A pesquisa bibliográfica foi conduzida nas bases de dados do SciELO, Google Scholar e Periódicos Capes, no período de 2018 a 2022. Entre os trabalhos selecionados avaliou-se o tipo de abordagem metodológica utilizada, as áreas temáticas contempladas por essas metodologias, as contribuições e dificuldades relacionadas ao uso desses materiais. Os resultados revelaram que as metodologias alternativas podem servir como instrumento facilitador no ensino de Ciências Biológicas. Portanto, o emprego de métodos de ensinos alternativos pode agregar novos conhecimentos no que diz respeito ao desenvolvimento de atividades pedagógicas atrativas para o ensino das Ciências Biológicas. Ademais, verificou-se uma perspectiva otimista na utilização dos espaços não formais como complemento as aulas teóricas.
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